Jimmy Page resolve processo judicial envolvendo “Dazed and Confused”

Novo capítulo de “Dazed And Confused” veio à tona após documentário sobre o Led Zeppelin.

O lendário guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, resolveu mais uma disputa judicial sobre a autoria da música “Dazed and Confused”. Portanto encerrando um processo movido pelo compositor Jake Holmes, que foi oficialmente arquivado em maio de 2025.

A ação, que envolvia também o estúdio Sony Pictures, acusava Page de violação de direitos autorais e quebra de contrato. O motivo? O uso de versões ao vivo da música no documentário Becoming Led Zeppelin (Tornando-se Led Zeppelin), lançado em 2025, sem o devido crédito ou compensação a Holmes, que afirma ter composto a canção original.

Segundo o processo, além do uso não autorizado no filme, Holmes também apontava que Page havia lançado diversas gravações ao vivo da música durante sua passagem pelos Yardbirds, creditando a autoria exclusivamente a ele. Essas versões aparecem em coletâneas como Yardbirds ’68, Live at the BBC Revisited e The Yardbirds: The Ultimate Live at the BBC.

Holmes argumentou que a Sony e Jimmy Page licenciaram o uso da canção como se fosse de Page,. Inclusive cobrando taxas de licenciamento por algo que, segundo ele, não lhes pertencia.

Apesar do embate, um acordo acabou selado fora dos tribunais. De acordo com a agência Reuters, as partes comunicaram ao tribunal da Califórnia que chegaram a um entendimento e que um acordo final por escrito está em fase de conclusão. Nem os representantes de Holmes nem da gravadora Warner Music comentaram o caso.

Reincidência

Essa não foi a primeira disputa judicial entre Holmes e Page. Em 2010, o compositor já havia processado o guitarrista, alegando plágio. Na ocasião, o processo terminou com um acordo extrajudicial. Contudo, o acordo forçou Jimmy Page a atualizar os créditos de Dazed and Confused para:
“Jimmy Page, inspirado por Jake Holmes.”

Holmes afirma ter conhecido Page em 1967, quando abriu um show dos Yardbirds — banda em que Page tocava antes do Led Zeppelin — e que foi naquele dia que o guitarrista teve contato com sua versão original da música. Ouça a versão “Original”.