Janis Joplin revelou que não tinha planos de ter uma carreira.

Durante sua passagem por Londres, a cantora afirmou ser honesta consigo mesma e com os outros, sem jogos ou falsidades.

Em 21 de abril de 1969, Janis Joplin realizou um show no Royal Albert Hall, em Londres, como parte de sua turnê europeia, que também passou por Estocolmo, Frankfurt, Paris, Amsterdã e Copenhagen. Durante a turnê, Janis concedeu uma entrevista para uma TV alemã, onde deixou claro que sua postura de palco ia além da simples performance teatral.

“Você se sente dentro de si mesma. É por isso que é tão gratificante, porque é real, não é apenas uma fachada, não é apenas uma performance.”

Na conversa, Joplin revelou que seu interesse pela música surgiu de maneira inesperada, sem planos iniciais de construir uma carreira.

“É realmente um momento. Eu estava realmente interessada em música folk. E por um acaso eu descobri que tinha essa voz incrivelmente alta, então comecei a cantar blues. Eu costumava cantar em clubes de música folk só por diversão, não tinha nenhuma missão, não estava interessada, não queria uma carreira.”

Ela acrescentou:

A carreira meio que veio depois que eu comecei a cantar, foi muito estranho. Entrei em uma banda só porque eram meus amigos. E meu pessoal era uma coisa familiar, sabe? Eu não planejei ser cantora, isso veio depois que eu passei a ser cantora. Isso é sorte.”

Ao ser questionada sobre como os moradores de sua cidade natal, Austin, Texas, reagiram à sua trajetória artística, Janis foi sincera sobre as expectativas sociais da época:

“Você sabe como são as cidades pequenas, você deve se casar quando sai do ensino médio, ter um monte de filhos e ficar de boca fechada. Mas eu não fiz nenhuma destas coisas.”

Outro ponto abordado foi o desejo de ser fiel a si mesma, sem se deixar levar pelos jogos da indústria musical:

“Todo esse negócio de sucesso ainda não comprometeu a posição que era ser fiel a mim mesma. Ser a pessoa que estava dentro de mim e não jogar jogos. É isto que estou tentando fazer, é não enganar a mim mesma e nem a mais ninguém.”

Por fim, Joplin explicou que não mudava sua essência, fosse no palco, em um bar ou em uma entrevista:

“Não estou usando cílios postiços de papelão, usando cintas e tocando em Las Vegas. Então eu posso sentar aqui e ser tão honesta quanto eu seria em um bar, embora eu estivesse um pouco mais feliz.”

Atualmente, está em produção um filme sobre a vida e carreira de Janis Joplin, que será protagonizado por Shailene Woodley. O longa promete explorar os altos e baixos da trajetória da cantora, marcada por sua autenticidade e paixão pela música. Então, veja a entrevista completa abaixo: