I Want You (She´s So Heavy)”: O Poderoso Último Grito dos Beatles em Abbey Road

Foto: Roy Kerwood, CC BY 2.5

Uma das músicas mais emblemáticas do álbum Abbey Road, dos Beatles, lançado em agosto de 1969, é “I Want To You” (She´s So Heavy), composta por John Lennon. 

Inspirada no blues, a faixa se tornou a última em que reuniu John, Paul, George e Ringo, gravada em 20 de agosto de 1969. John compôs a canção inspirado em Yoko Ono. Era como um pedido de socorro como ele mesmo declarou, pelo fato de que a letra só possui dois versos. “I Want You, I Want You So Heavy” (Eu te quero tanto, está me enlouquecendo). 

Um repórter perguntou o porquê da letra tão curta, Lennon respondeu, “Quando você está se afogando não diz `por favor me tire daqui estou me afogando`, e sim usa palavras curtas e diretas”. Conforme contou a Playboy.

As gravações

John Lennon cantou esta canção em estilo monofônico. Semelhante ao canto dos trovadores medievais: sem acordes acompanhando a melodia, apenas um instrumento que segue a linha vocal. A música encerra com um arranjo orquestral, ideia de Lennon, que lembra o final de “Entry of the Gods into Valhalla” da obra Das Rheingold, de Richard Wagner.

George Harrison tocou um sintetizador Moog nesta faixa, sendo um dos primeiros usos desse instrumento, customizado especialmente para ele. As guitarras acabaram sobrepostas várias vezes para criar um som em camadas. E outro detalhe é a participação de Billy Preston no órgão Hammond.

LEIA TAMBÉM: Fats Domino e os Beatles: o ídolo que inspirou canções como “Lady Madonna”

Curiosamente, essa música traz uma fala de fundo acidental. No áudio estéreo, se você ouvir com atenção o alto-falante esquerdo por volta dos 4:30, durante a pausa do baixo após o grito de John. Então, é possível escutar alguém dizendo: “O que foi isso!?”, provavelmente em reação ao grito.

Contudo, Lennon comentou, em uma época, que o final abrupto da faixa surgiu resultado do término da fita, criando um encerramento único. No entanto, essa versão foi desmentida pelo engenheiro de som Alan Parsons, que, no livro The Beatles Recording Sessions: The Official Abbey Road Studio Session Notes, de Mark Lewisohn, esclarece: “Estávamos ajustando os últimos detalhes para encerrar o lado 1 do LP e ouvindo o mix. John disse: ‘Cortem a fita aqui!’ E Geoff Emerick cortou. Fim do lado 1.” Portanto, esse encerramento repentino, planejado por Lennon, chamou muita atenção na época por seu caráter inusitado na música.

E por fim, uma última curiosidade é que o ritmo teve como inspiração a canção de Mel Torme “Coming Home Baby”.