Há 55 anos John & Yoko se casavam em Gibraltar.

Compartilhe

John Lennon e Yoko Ono consolidaram sua união em 20 de março de 1969.

Paul McCartney havia se casado com Linda Eastman em 12 de março de 1969, em uma cerimônia simples no cartório de Marylebone em Londres. E como havia uma certa disputa entre os Beatles naquele momento, principalmente entre John e Paul. Lennon decidiu se casar com Yoko Ono no estreito de Gibraltar no dia 20 de março. 

Contudo, o casal John & Yoko, já tinha tentado oficializar o casório em Paris, um pouco antes, mas Peter Brown, da assessoria de imprensa dos Beatles sugeriu que fretassem um avião e se casassem em Gibraltar, na Espanha, que era uma colônia britânica.

Há 55 anos John & Yoko se casavam em Gibraltar.
Yoko e John desembarcando em Londres. David Nutter.

“Então estávamos em Paris e estávamos ligando para Peter Brown e dizendo: ‘Queremos nos casar. Onde nós podemos ir?’ E ele ligou de volta e disse: “Gibraltar é o único lugar”. Então – ‘OK, vamos lá!’ E nós fomos lá e foi lindo. É o Pilar de Hércules, e também simbolicamente o chamaram de Fim do Mundo em um período. Há algum nome além de Pilar de Hércules – mas eles achavam que o mundo lá fora era um mistério de lá, então era como o Portal para o Mundo. Então, nós gostamos do sentido simbólico e na base do rock do nosso relacionamento.” Disse John em 1980

E ainda completou:

“Nós escolhemos Gibraltar porque é calmo, britânico e amigável. Nós tentamos em todos os lugares primeiro. Eu decidi me casar na balsa e nós chegaríamos na França casados, mas eles não fizeram isso. Não tínhamos mais sucesso com navios de cruzeiro. Tentamos embaixadas, mas foram necessárias três semanas de residência na Alemanha ou duas semanas na França.” John Lennon.

Yoko vestia uma roupa toda branca e uma minissaia com babados, e trocou o véu por um grande chapéu e óculos escuros e longas meias brancas até o joelho. John Lennon calçava um tênis branco, uma calça em um tom de branco mais escuro, e uma camisa de gola alta, com um blazer branco. 

“Foi muito romântico. Está tudo na música, The Ballad Of John and Yoko. Se você quiser saber como isso aconteceu, está lá. Gibraltar era como um pequeno sonho ensolarado. Eu não conseguia encontrar um terno branco – eu tinha calças de veludo cotelê e uma jaqueta branca. Yoko estava toda de branco.” 

Há 55 anos John & Yoko se casavam em Gibraltar.
No consulado britânico com Cecile, Yoko, John e Peter Brown. David Nutter.

Apenas Peter Brown compareceu à cerimônia no consulado britânico da região, não havia nenhum outro beatle. Após o casamento, o casal fez várias fotos, feitas por David Nutter, uma delas com a nova certidão na praia com o rochedo ao fundo. 

Há 55 anos John & Yoko se casavam em Gibraltar.
Yoko e John com em Gibraltar. David Nutter.

John & Yoko voltaram para a capital da França, e como a notícia do casamento ainda estava quente decidiram fazer o primeiro Bed-in Pela paz no Hotel Hilton em Amsterdam. O protesto pacififco durou de 25 a 31 de março. 

John e Yoko no Hilton de Amsterdan. Getty Images.

.

ohn compôs a música “The Ballad Of John & Yoko”, contando a história passo a passo do casório. Além de trazer também o seu humor ácido, principalmente no refrão quando diz: 

Cristo, você sabe que não é fácil e o quão difícil pode ficar. Do jeito que as coisas andam eles vão me crucificar”

O trecho faz referência irônica ao rebuliço causado quando falou que os Beatles eram mais populares que Jesus em 1966. Mas existe algo mais, porque John quando estava em seus picos altos de heroína chegou realmente a acreditar que era Jesus. 

A canção foi gravada em 14 de abril de 1969, somente por John  (voz, guitarra, violões e percussão)  e Paul,(baixo, bateria, piano, segunda voz). George Harrison estava de férias com Pattie e Ringo estava gravando com Peter Sellers o filme The Magic Christian. 

A produção ficou por conta de Geoff Emerick que havia deixado os estúdio durante as gravações do Álbum Branco, tendo em vista que as brigas no estúdio eram insuportáveis. 

“The Ballad Of John & Yoko” foi lançada ao lado de “Old Brown Shoe” de George Harrison em 30 de maio de 1969.

Muitas rádios no cinturão do fogo nos Estados Unidos, região do sul, se negaram a tocar a música, porque consideravam que Lennon estava blasfemando contra cristo na música. 

Roubo dos negativos

Uma curiosidade, o fotógrafo David Nutter recebeu uma ligação às pressas dizendo para ele pegar sua câmera e voar para Gibraltar. Só ficou sabendo que faria fotos exclusivas do casamento de John e Yoko, no local. 

Os negativos de Nutter.

Aliás, em 1975, David emprestou os negativos para Anthony Fawcett, que estava escrevendo o livro, “John Lennon: one day at the Time”, no entanto, ao pedir de volta, Anthony disse que eles haviam sido roubados. 

Mais tarde David soube que os negativos tinham sido colocados à venda e que um repórter chamado Giulliano Geoffrey a mando de Yoko Ono havia comprado por um valor de cerca de US$8 mil dólares, bem abaixo do que valiam.