Paul e Linda McCartney: um casamento cheio de histórias interessantes

Compartilhe

Paul McCartney casou-se com Linda Eastman em 12 de março de 1969. McCartney era o último beatle solteiro.

No dia 12 de março de 1969, Paul McCartney e Linda Eastman se casaram em Londres no cartório de Marylebone. A cerimônia era simples, mesmo Paul sendo tradicional. 

Paul e Linda McCartney: um casamento cheio de histórias interessantes
Linda e Paul. Foto John Kelly

Os dois já namoravam há cerca de um ano. Linda vinha de um primeiro casamento com Joseph Melville, com que teve a filha Heather. E Paul era o último solteiro dos Beatles. Seu relacionamento de anos com Jane Asher havia acabado por conta de que a atriz descobriu as traições do baixista. 

Apesar de um romance rápido e intenso, Paul e Linda ainda tinham uma relação de altos e baixos, tanto é que um dia antes, conforme consta na biografia – “Paul McCartney, de Philip Norman – Linda e McCartney tiveram uma briga feia, e ela cogitou cancelar a cerimônia. 

Paul só tinha cara de santo, no dia 11 de março, o baixista ficou no estúdio produzindo o álbum de Jackie Lomax com George Harrison. Ao invés de voltar para sua casa em Cavendish, acabou indo para o apartamento da sua namorada de longa data, Maggie McGivern. Ela conta a história no livro.

“Estava amarrotado, barbudo e em péssimo estado, não conseguia nem andar, por isso se apoiou em mim. Eu queria perguntar qual era o problema, mas não queria fazer barulho porque o meu irmão adolescente estava ficando comigo e dormia no mesmo quarto. Depois de uma hora ele simplesmente foi embora. Olhei pela janela e o vi andando na rua, e por alguma razão soube que nunca mais o veria”. Conforme contou.

A cerimônia.

A cerimônia do casamento aconteceu no cartório de Marylebone, com a presença da imprensa que pediam para as meninas chorarem mais para que saíssem nos jornais. 

Paul vestia um terno preto, e gravata amarela. Linda vestia um casaco cor laranja, sua filha Heather, 7 anos, foi a dama de honra. O fato é que Linda, agora McCartney, estava grávida de quatro meses da primeira filha do casal, Mary. 

Linda, Paul e Heather. @apple.

Após a cerimônia, o casal seguiu para uma bênção na Igreja de St. John´s Wood e se dirigiram para a Cavendish Avenue, onde Paul cumpriu o ritual de carregar a noiva no colo. 

Nenhum Beatle esteve na cerimônia, Ringo estava filmando “Um Beatle no paraíso” com Peter Sellers. John estava em Liverpool para apresentar Yoko a Tia Mimi, e George teve uma batida policial na sua casa, onde encontraram 57 gramas de maconha, George e Pattie foram detidos e foram liberados após pagarem fiança.

O juiz do cartório. Mal Evans, Mike, Paul e Linda. Foto John Kelly

Peter Brown, da assessoria de imprensa dos Beatles e Mal Evans, auxiliar de produção, foram testemunhas. O padrinho foi Mike McCartney, irmão de Paul, que aliás se atrasou mas Paul esperou por ele. 

A recepção aconteceu no Hotel Ritz, em Piccadilly. Lá estiveram Harrison e Pattie Boyd, que aliás foram da delegacia para festa. 

Linda e Paul durante a recepção no hotel. Foto John Kelly
Linda com um gatinho, Paul e Heather.

Paul falou para a TV. Quando perguntado sobre o que mudaria sobre estar casado agora, ele disse; “Eu não sei, nunca me casei antes”. Linda segurando um gatinho em uma fala quase em sussurro comentou, “Me sinto feliz por estar casada”. Veja:

Confusão com fãs.

Quando retornaram para casa na Cavendish havia uma dezenas de fãs protestando, gritando e vaiando, tanto que Paul teve que descer e falar: “Vejam garotas em algum momento eu teria que casar”. 

Paul e Linda McCartney: um casamento cheio de histórias interessantes
Paul e linda saindo do cartório. Arquivo Daily Mirror.

A namorada de Paul, Maggie McGivern soube da notícia através de uma manchete no painel da King ‘s Road. Assim que soube ela foi até a casa de Mick Jagger e Marianne Faithfull e contou sobre o casamento. Consta na biografia de Philip Norman, que Jagger teria dito que tinha tido um lance com Linda em 1965. Fato que pode ser provável, afinal Linda fotografou vários famosos na época e circulava muito pelo meio artístico. 

The Beatles: as várias namoradas de Paul McCartney em 1968 e a criação de “Hey Jude”

Linda mais próxima dos fãs.

Paul, com sua diplomacia característica, arrumou com Derek Taylor uma entrevista para Linda no Daily Mirror. A intenção era deixar Linda mais próxima dos fãs e desfazer alguns mitos. Como por exemplo, de que o seu sobrenome Eastman tinha relação com os donos da Kodak. ”Não sei como esse equívoco surgiu, a não ser por causa do nome e pelo fato de eu ser fotógrafa”. segundo disse Linda. 

Linda, Heather e Paul. Foto John Kelly

O casamento foi tão às pressas, que o pai de Paul, Jim, só conseguiu conhecer Linda após a cerimônia. No entanto, Jim McCartney também sofria de artrite e ficava complicado se locomover até o local. Paul levou Linda até Jim, e apresentou a esposa para o pai e sua segunda esposa, Angie e a enteada de Paul, Ruth.

A família McCartney.

Heather, filha de Linda e Ruth logo se tornaram amigas, ambas tinham quase a mesma idade, Ruth adorava dançar e Heather era louca por animais. Jim havia adotado Ruth quando se casou com Angie dando o sobrenome McCartney a ela. Sendo assim, Paul seguindo o pai fez a mesma coisa com Heather. 

A reunião no clã dos McCartney foi com muita festa de uma típica família comum, com risadas, músicas e muita comida. 

Após isso, Paul e Linda partiram para uma lua de mel nos Estados Unidos, e também para ele conhecer a família da esposa. Contudo, quando estava no aeroporto Paul notou que esqueceu o passaporte e um funcionário da Apple foi designado a levar o documento até ele. Linda McCartney foi essencial mantendo Paul vivo e dando força para o baixista após a dissolução dos Beatles. 

Por fim, oito dias após o casamento de Paul, John & Yoko também resolveram casar no rochedo de Gibraltar na Espanha. Porém, esta é uma outra história.