Gilmour descarta reunião do Pink Floyd: “Continuem sonhando”.

 

Recente Álbum “Luck And Strange” teve impacto positivo no Reino Unido.

O mais recente álbum de David Gilmour, Luck and Strange, conquistou o título de melhor disco de 2024 pelo jornal britânico The Sun e foi eleito Álbum do Ano pela equipe da Prog Magazine UK. Além do prestígio da crítica especializada, o disco também obteve grande sucesso comercial, garantindo certificações importantes. No Reino Unido, recebeu o selo BRITS Certified Silver, enquanto na Itália foi premiado com o Disco de Ouro, consolidando a relevância internacional do projeto.

O álbum, que conta com forte influência familiar, traz letras escritas por Polly Samson, esposa de Gilmour. Entre as faixas inéditas, destacam-se “The Piper’s Call” e “Luck and Strange”, além do cover de “Between Two Points”, da banda The Montgolfier Brothers, interpretado por Romany Gilmour, filha do guitarrista, que também contribui com vocais e harpa.

Origem do álbum e impacto do lockdown

Em entrevista, David Gilmour revelou que a inspiração para o disco surgiu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de 2020:

“Tornou-se isso sim, em parte devido à quarentena do COVID. Nós estávamos impressionados com a capacidade e habilidades da Romany ao cantar e tocar e como a voz dela soava tão amável junto com a minha”.

David Gilmour fez diversos shows em 2024 para divulgar o álbum “Luck And Strange”. Como por exemplo, em Roma, Londres, Nova Iorque e Los Angeles. 

Críticas ao mercado fonográfico atual

Durante uma entrevista ao canal britânico ITV News, Gilmour fez críticas ao atual modelo de negócios da indústria fonográfica, afirmando que as gravadoras não valorizam mais os artistas da mesma forma que no passado:

“Bem, isso foi parte de uma era dourada, haviam muitas empresas gravadoras que tinham ideologias que as envolviam em investir dinheiro no futuro de pessoas talentosas e jovens. E isso parece que não acontece mais nos dias atuais da mesma forma, infelizmente.”

Ele ainda completou:“É ganância, quero dizer, é o pensamento a curto prazo, suponho que é o que diria”.

David Gilmour descarta reunião do Pink Floyd

A possibilidade de uma reunião dos membros remanescentes do Pink Floyd continua sendo uma das perguntas mais recorrentes ao guitarrista. No entanto, Gilmour mais uma vez deixou claro que isso não acontecerá:

“Continuem sonhando, quero dizer, não vai acontecer. Há apenas três membros restantes e nós não estamos nos falando, então é improvável, não vai acontecer”.

Opinião sobre a reunião do Oasis e venda de ingressos

Em relação sobre a reunião do Oasis, Gilmour afirmou que os irmãos Gallagher tem que seguir seus próprios caminhos. Contudo, expressou preocupação com a forma como os ingressos para a turnê da banda acabaram vendidos:

“Eu acho que o Oasis devem fazer exatamente o que eles quiserem, mas não tenho certeza sobre esta estranha venda de ingressos que está acontecendo. Quero dizer, eles deveriam pensar em colocar um preço nas entradas e manter”.

Recentemente, a Ticketmaster cancelou diversos lotes de ingressos da turnê do Oasis sob suspeita de fraude.

Novos shows a caminho

Por fim, além do sucesso de Luck and Strange, David Gilmour deve anunciar em breve novas datas de shows para 2025.