Floripa terá o 1º Hospital Público Veterinário de SC com atendimento gratuito
A cidade de Florianópolis está prestes a dar um passo inédito na proteção animal e saúde pública.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA), lançou o edital para a implantação do primeiro Hospital Público Veterinário de Santa Catarina, que oferecerá atendimento gratuito para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A nova unidade será construída na SC-401, no bairro Itacorubi, no mesmo local onde já funciona a sede da DIBEA. Sendo assim, o objetivo é ampliar o acesso à saúde veterinária gratuita, com estrutura completa para cuidar de animais domésticos que mais precisam.
Atendimento gratuito e completo para cães e gatos
O hospital contará com serviços clínicos. Como por exemplo, cirúrgicos, laboratoriais, exames de imagem, internações, castrações, vacinação e microchipagem. Os atendimentos serão gratuitos para:
-
Tutores inscritos no CadÚnico;
-
Protetores e ONGs cadastradas;
-
Adotantes de cães e gatos da DIBEA;
-
Animais comunitários acolhidos pela rede municipal.
“A criação do hospital veterinário público é um compromisso da nossa gestão com as famílias de baixa renda e com os animais resgatados e adotados em nossa cidade. É também um incentivo às adoções responsáveis”, afirma o prefeito Topázio Neto.
Atendimento 24h para emergências
Com plantão 24 horas, o hospital funcionará todos os dias da semana, garantindo suporte para urgências e emergências, como atropelamentos ou traumas graves. Portanto, a gestão da unidade será feita em parceria com uma Organização Social (OS), que ficará responsável pela contratação e operação da equipe técnica. Composta sobretudo, por médicos-veterinários, técnicos de laboratório, radiologia e esterilização.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil, a iniciativa reforça o compromisso com a saúde pública:
“Este hospital é um marco no cuidado com os animais e no apoio às famílias em vulnerabilidade. Estamos garantindo acesso à saúde animal com dignidade e eficiência”. Conforme contou.
Apoio ao abrigo municipal e ações permanentes
Além de atendimentos hospitalares, a nova estrutura também apoiará as atividades do abrigo municipal, ampliando as ações de castração, vacinação e identificação de animais abandonados. Por fim, o espaço também vai servir para o acolhimento de cães comunitários, com registro e cuidados adequados.