Florianópolis recebe evento sobre Autismo no dia 2 de abril
MULTI Open Shopping recebe Roda de Conversa e Exposição sobre Autismo
No próximo dia 2 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o MULTI Open Shopping, localizado no Rio Tavares, Florianópolis, promove um evento especial para fomentar a reflexão sobre o autismo. O evento contará com uma Roda de Conversa e a exposição “Elo Espontâneo”, do artista Ricardo Wittmann. A entrada é gratuita e a programação começa às 18h30.
Roda de Conversa sobre Autismo
O evento contará com a presença de três profissionais renomadas na área do autismo, que compartilharão seus conhecimentos e experiências:
-
Caroline Carminatti (fonoaudióloga e psicopedagoga) abordará o tema “Linguagem e Comunicação Multimodal no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
-
Francielli Sarmento (psicóloga) discutirá “Orientação Parental: Desafios e Estratégias para Famílias Atípicas no Cotidiano”.
-
Nívea Silveira (advogada) falará sobre os “Direitos dos PCDs e Autistas”.
A Roda de Conversa, que será realizada no boulevard do MULTI Open Shopping, é voltada para famílias atípicas, profissionais de saúde. Além de empresários do setor de saúde, educadores especializados em autismo e a comunidade em geral interessada em educação e inclusão.
Exposição “Elo Espontâneo” de Ricardo Wittmann
O artista Ricardo Wittmann, pai de uma criança autista, abrirá sua exposição “Elo Espontâneo” no mesmo dia, no hall de entrada do MULTI Open Shopping. A mostra ficará disponível até o dia 30 de abril e oferece uma profunda reflexão sobre o vínculo entre o autismo, a paternidade e a arte.
Ricardo explica que o conceito de “elo espontâneo” representa a conexão natural e emocional entre o autismo, a paternidade e a arte. Com 14 obras, a exposição utiliza técnicas como desenhos em papel, lápis sobre papel e técnicas mistas, refletindo a complexidade e a beleza do autismo. Dessa forma, cada peça transmite emoções profundas e a singularidade da vivência da paternidade atípica.
“A exposição explora o conceito do elo espontâneo, que representa a conexão natural e profunda entre o autismo, a paternidade e a arte. As obras traduzem sentimentos de amor, inclusão e singularidade, criando um diálogo visual entre o público e a vivência do espectro autista”. Conforme explica o artista.
Sendo assim, a exposição poderá ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Sobre Ricardo Wittmann

Ricardo Wittmann é um artista brasileiro cuja trajetória artística ficou fortemente marcada pela experiência como pai de uma criança autista. Após um período de 10 anos afastado do cenário artístico, Ricardo retornou à arte inspirado pela vivência de paternidade atípica. Portanto, suas obras expressam a convergência entre o amor, a criatividade e o autismo. E por fim, criam uma narrativa única e emocional.