Florianópolis recebe 1ª Mostra de Artes Inclusivas e promove debate sobre inclusão
1ª Mostra de Artes Inclusivas vai ser um marco para Florianópolis
Foto capa: Carolina Amarante que dará depoimento no evento. Divulgação
Florianópolis recebe, no dia 23 de agosto, a 1ª Mostra de Artes Inclusivas. O evento é inédito em Santa Catarina prometendo ser um marco na discussão sobre inclusão e anticapacitismo. Com uma programação rica e diversa, a mostra contará com a presença de nomes importantes como o influencer Ivan Baron e o diretor de cinema Daniel Gonçalves.
O evento, que acontecerá na sala Gilberto Gerlach do CIC, a partir das 17h, abordará temas como a luta contra o capacitismo, a importância da acessibilidade e a valorização das diferenças. A entrada é gratuita, mas com vagas limitadas.
Confira os destaques da programação:
- Palestra com Ivan Baron: O renomado influencer e ativista pela inclusão, Ivan Baron, estará presente para compartilhar sua experiência e discutir a importância de construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

- Exibição do filme “Meu nome é Daniel”: O documentário pessoal de Daniel Gonçalves, que busca compreender sua própria deficiência, será exibido e seguido de um debate com o diretor.

- Lançamento do livro “Um Olhar Diferente Sobre Moda”: A terceira edição do livro, transcrito em braile, trará depoimentos sobre moda inclusiva e registros de projetos premiados.

“Essa primeira edição irá abordar temas tabus para que sejam desmistificados. E acima de tudo, irá abrir espaço para diálogo sobre anticapacitismo – luta contra a hierarquização de pessoas de acordo com seus corpos.O capacitismo, que leva ao fortalecimento de uma crença falsa de que algumas pessoas são mais capazes do que outras para trabalhar, aprender, amar, cuidar, entre outras coisas”. Conforme afirma Cláudio Rio, produtor a frente da Mostra.
Um evento para todos
A 1ª Mostra de Artes Inclusivas é uma iniciativa da Rio Produções, que busca promover a inclusão social através da arte e da cultura. Sendo assim, o evento é gratuito e aberto a todos, com sessões acessíveis para pessoas com deficiência.
Por que participar?
- Aprender sobre anticapacitismo: Entenda o que é capacitismo e como ele afeta a vida das pessoas com deficiência.
- Conhecer histórias inspiradoras: Ouvir a história de vida de pessoas com deficiência e entender como elas superam os desafios.
- Promover a inclusão: Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Então, agende:
- O quê: 1ª Mostra de Artes Inclusivas
- Quando: 23 de agosto
- Onde: Sala Gilberto Gerlach – CIC
- Horário: A partir das 17h
- Por fim, a entrada é Gratuita