Festival Lanterna Mágica de Cinema abre inscrições para banco de filmes
Festival Lanterna Mágica ocorre entre 12 e 15 de dezembro.
Foto: Volo Filmes
O Festival Lanterna Mágica de Cinema, em Florianópolis, prorrogou o prazo de inscrições para quem deseja participar da terceira edição do evento, que ocorrerá de 12 a 15 de dezembro, no bairro histórico e encantador do Ribeirão da Ilha, na capital catarinense. O festival se concentra em produções audiovisuais dirigidas por mulheres cis, mulheres trans e pessoas não binárias.
Para que uma produção participe sendo exibida nesta edição, se faz necessário que a inscrição aconteça até 5 de setembro. Serão aceitos curtas, médias e longas-metragens com tema livre, dirigidos por cineastas catarinenses ou residentes em Santa Catarina. As produções devem ter sido realizadas nos últimos três anos, ou seja, entre junho de 2021 e junho de 2024.
Não serão aceitos fashion filmes, episódios de séries, videoclipes, assim como, vídeos publicitários ou institucionais. Não há limite de inscrições por diretor ou produtor, e a participação é gratuita. Portanto, mais detalhes estão no site.
A origem
O Coletivo Lanterna Mágica, criado em 2021, formado por artistas da cena cultural de Florianópolis e concentra suas atividades no Ribeirão da Ilha, um bairro afastado dos principais centros culturais da cidade. Em 2022, o grupo realizou sessões continuadas de cineclube, gratuitas e voltadas para a comunidade local e arredores.
Aos poucos, a programação se expandiu, transformando-se em um evento maior, que incorpora outras atividades da economia criativa da região. No mesmo ano, o coletivo organizou a primeira edição do festival e, desde então, já produziu dois curtas-metragens. E por fim, em 2023, o festival ganhou ampliação, com duração de quatro dias e um público de cerca de 1.200 pessoas.
A terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema foi selecionada pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo – 2023, sendo realizada com recursos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura.