“Eu nadei com os Beatles”: jornalista relembra manhã na piscina com a banda em 1963
Fato aconteceu durante uma descontraída sessão de fotos antes da banda embarcar.
Uma simples sessão de fotos promocionais acabou virando uma história curiosa da trajetória dos The Beatles em 1963. O episódio foi lembrado por testemunhas e pesquisadores da banda, revelando bastidores divertidos que mostram o espírito irreverente do grupo no início da Beatlemania.
A ideia de fotografar os Beatles na piscina

O historiador musical Mark Lewisohn explicou como surgiu a sessão de fotos. Segundo ele, o fotógrafo Derek Berwin foi contratado pela editora Fleetway, responsável por revistas adolescentes como Valentine e Fabulous, para produzir imagens exclusivas da banda.
“Derek Berwin foi contratado pela editora Fleetway, que publicava revistas para adolescentes como ‘Valentine’ e ‘Fabulous’, para fotografar os Beatles para a revista”, contou Lewisohn.
Para viabilizar o ensaio, foi alugado o University of London Union entre 9h e 11h da manhã.
“Às 11h30, os Beatles precisariam estar no aeroporto para embarcar em um voo doméstico”, explicou o pesquisador.
“Eu nadei com os Beatles”

A jornalista Valerie, que trabalhava para a revista Valentine, relembrou a situação com humor. Ela diz que poucas pessoas poderiam contar aquela experiência.
“Provavelmente fui uma das poucas garotas que poderiam dizer: ‘Eu nadei com os Beatles’. E isso fazia parte do meu trabalho para a revista ‘Valentine’”, afirmou.
A ideia inicial era fazer fotos com clima de verão, mas levar o grupo ao mar era impossível por causa da multidão de fãs. A solução foi improvisar.

“Eu aluguei uma piscina e pedi que os Beatles brincassem na água comigo”, contou.
O empresário da banda, Brian Epstein, autorizou o ensaio, mas com uma condição:
“Ele disse que eles não poderiam entrar na água. Primeiro porque não havia tempo e, segundo, porque não gostava muito da ideia.”

Frio, nervosismo e uma espera interminável
Valerie lembra que a manhã estava gelada quando chegou à piscina bem cedo.
“Saí de casa às 7h30. A água azul brilhante parecia incrível e, quando toquei com o dedo, percebi que estava surpreendentemente quente.”
Mesmo sem saber nadar direito, ela decidiu entrar na piscina enquanto esperava.
“Eu não sei nadar e nem gosto muito de água, mas pensei que, se os Beatles estivessem por perto, eu arriscaria.”
Quando os músicos finalmente apareceram, a cena foi inesperada.
“Eles chegaram usando jaquetas de veludo e couro, jeans e sapatos. Ficaram olhando para mim e sorrindo.”
A rebeldia típica dos Beatles

Durante a sessão de fotos, os músicos se posicionaram em um trampolim para algumas imagens. Foi então que John Lennon fez a pergunta que mudou tudo.
“Por que não podemos entrar na água?”, perguntou Lennon.
Valerie respondeu que Brian Epstein havia proibido por causa do tempo.
Mas George Harrison surpreendeu:
“Eu trouxe minha sunga para nadar”, disse ele.
Poucos minutos depois, os músicos já estavam no vestiário trocando de roupa.
“Em dois minutos eles estavam de volta usando sungas. Até Ringo colocou a dele”, contou Valerie.
O “salva-vidas” Ringo
Nem todos entraram na água. Segundo Mark Lewisohn, havia um motivo simples.
“Ringo ficou à beira da piscina porque não sabia nadar.”
Assim, Ringo Starr acabou assumindo o papel de “salva-vidas” improvisado enquanto os colegas se divertiam.
Correria para não perder o avião

A diversão quase causou um grande problema. Já era quase 11h30 e Valerie precisava levar os músicos ao aeroporto.
“Eu estava desesperada porque não sabia como tirá-los da água”, disse.
Quando finalmente saíram da piscina, surgiu outro problema: o motorista da limusine havia desaparecido.
“Nós o liberamos pela manhã”, disse Paul McCartney calmamente.
No entanto, George ainda brincou:
“Acho que ele foi fazer compras.” Conforme lembra.
Afinal, todos tiveram que se apertar no pequeno carro do fotógrafo para correr até o aeroporto.
No fim, tudo deu certo
Apesar do caos, Valerie lembra que os músicos conseguiram embarcar.
“Eles não chegaram exatamente no horário, mas o empresário havia informado um horário mais cedo do que o real. E todos sabiam disso.”
Fotos históricas e uma gravação importante
Segundo Mark Lewisohn, as imagens dessa sessão seriam publicadas meses depois, em 8 de junho de 1963, na revista Valentine.
Contudo, no mesmo dia, o grupo ainda seguiu para Manchester, onde gravou músicas no Playhouse Theatre para o programa “Here We Go”, da BBC.
Então, durante a gravação, os Beatles registraram quatro músicas. Como por exemplo:
-
“I Saw Her Standing There”
-
“Misery”
-
“Do You Want to Know a Secret?”
-
“Please Please Me”