Editora Appris Celebra o Dia Nacional do Livro Infantil com Vencedores do “Artêrinha”

Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Editora Appris divulga as três obras vencedoras da 3ª edição do Concurso Literário Artêrinha

A iniciativa, que visa incentivar a produção de literatura infantil e juvenil contemporânea, selecionou entre mais de 500 inscrições as obras publicadas integralmente pela editora. Portanto, as vencedoras são: O Ganso & o Galo/O Galo & o Ganso” de Isabella Andreani, com ilustrações de Ingrid Islabão. Tudo Fora do Lugar” de Julia Becker. Além de“Entre Lugares: Onde Estão as Crianças na Cidade” de Cristiane Theiss, com ilustrações de Juliana Gatto.

Histórias que Encantam e Educam

Editora Appris Celebra o Dia Nacional do Livro Infantil com Vencedores do "Artêrinha"

Isabella Andreani, escritora, advogada e atriz, é uma das vencedoras e traz para o público o livro “O Ganso & o Galo/O Galo & o Ganso”. A história, inspirada por uma lembrança de sua infância, aborda o luto e a amizade. “A narrativa é levemente baseada em fatos reais. Quero transmitir a mensagem de que é possível seguir em frente após o luto, aceitando e acolhendo todas as emoções desse processo”, afirma Andreani. Este é o primeiro livro infantil de Isabella, que relembra que, aos 10 anos, já havia escrito sua primeira história.

Julia Becker, escritora, arquiteta e ilustradora, traz em “Tudo Fora do Lugar” uma história baseada em sua infância, com uma visão sensível sobre o caos e a magia do cotidiano. “Sempre perdi meus lápis e outras coisas quando criança, e isso me parecia ter uma força mágica por trás. O livro celebra os pequenos sonhadores e suas aventuras atrapalhadas”, conta Julia. Ela se surpreendeu com a fluidez do processo de escrita e a conexão com o universo das ilustrações.

Editora Appris Celebra o Dia Nacional do Livro Infantil com Vencedores do "Artêrinha"

“Entre Lugares: Onde Estão as Crianças na Cidade”, de Cristiane Theiss Lopes, resulta de sua pesquisa de doutorado e traz uma crítica sobre a falta de espaços públicos adequados para a infância. A ilustradora Juliana Gatto explica que a obra busca refletir sobre o cotidiano das crianças nas cidades e os desafios de criar ambientes que favoreçam a brincadeira e a convivência. “Foi desafiador ilustrar uma cena em que a rua, majoritariamente, acolhe os meninos. As ruas não são projetadas para a infância, e é importante repensar esse espaço”, destaca Gatto.

O Compromisso da Editora Appris com a Literatura Infantil

O Concurso Literário Artêrinha reafirma o compromisso da Editora Appris com a valorização da literatura infantil nacional. Dessa forma, em apenas três anos, o selo Artêrinha publicou quase 200 títulos, que encantam, educam e refletem a diversidade da infância brasileira. A editora aposta em histórias que abordam temas como empatia, diversidade e inclusão, acompanhadas de ilustrações cuidadosamente elaboradas. Cristiane Gomes, curadora do selo, destaca que a Artêrinha busca unir o rigor acadêmico à magia da literatura infantil. “O selo transforma o saber em encantamento, oferecendo narrativas que educam e encantam ao mesmo tempo”. Conforme afirma Cristiane.

Sobre a Editora Appris

Com 14 anos de atuação e mais de 12 mil obras publicadas, a Editora Appris é uma referência no mercado editorial brasileiro. Sendo assim, o grupo editorial, composto por cinco selos, se destaca pela produção acadêmica, científica e literária, E acima de tudo, com uma média de 70 lançamentos por mês. Por fim, a Appris continua a ampliar seu catálogo. E sobretudo apostando na qualidade editorial e na inovação, promovendo a literatura com excelência.