“Echoes”: as curiosidades sobre a jornada épica de 23 minutos do Pink Floyd

“Echoes” é uma canção de 1970 e se tornou uma das faixas principais do Live At Pompeii.

A canção Echoes do Pink Floyd, com seus 23 minutos, ocupa todo um lado do álbum “Meddle” lançado em 1970. A música surgiu a partir da evolução de um número ao vivo, apresentada na peça , “Return of the Sun of Nothing”, que na realidade era um brincadeira da banda com histórias de Godzilla, sequência de filmes, assim como quadrinhos. 

Contudo, 6 meses depois ela viria a se tornar Echoes, que também era um homenagem ao compositor Terry Riley. 

"Echoes": as curiosidades sobre a jornada épica de 23 minutos do Pink Floyd

Em uma entrevista à revista Rolling Stone, Roger Waters descreveu o que quis dizer com a canção: “O potencial que os seres humanos têm para reconhecer a humanidade uns dos outros e responder a ela, com empatia em vez de antipatia”.

LEIA TAMBÉM: Pink Floyd em Pompéia: uma ousadia musical diante de ruínas históricas milenares

Uma outra curiosidade é que Echoes fez parte de 24 canções que o Pink Floyd identificava como, “Nothing Parts, 1-24”. A música se tornou a primeira composição juntos da banda, anteriormente as faixas eram compostas separadamente. Richard Wright gravou o piano através de um alto-falante giratório Leslie, com o delay Binson Echorec. 

“Toda a coisa do piano no início e a estrutura dos acordes são minhas, então tive uma grande participação na composição disso. Mas é creditado a outras pessoas, é claro. Roger obviamente escreveu a letra.” 

Curiosidades

Um trecho de Echoes esta na obra O Fantasma da Ópera, de 1986. “O início daquela maldita música é de Echoes, É a mesma fórmula de compasso – é 12/8 – e é a mesma estrutura e as mesmas notas e é tudo o mesmo.” Conforme disse Waters a revista Q.

Um outro fato, o cineasta George Greenough usou, com permissão da banda, “Echoes” em seu filme de surf de 1973, Crystal Voyager. Em contrapartida durante a turnê de 1987 o Pink Floyd usou trechos do filme. Contudo, lembrando, que nesta época Roger Waters já não fazia mais parte da banda. 

A execução mais famosa de Echoes, aconteceu durante a apresentação ao vivo nos escombros de Pompéia, na Itália entre os dias 4 e 7 de outubro.A banda tocou Echoes, Part I”, “A Saucerful of Secrets”, “One of These Days”, Echoes, Part 2”. Além de, “Set the Controls for the Heart of the Sun” “Careful with That Axe, Eugene” “Mademoiselle Nobs”.

O lançamento do filme, “Live At Pompeii” aconteceu em 2 de setembro de 1972. Para a produção ficar mais longa, o diretor francês Adrian Maben teve que gravar cenas extras, que foram feitas em Abbey Road, onde a banda toca, “Brain Damage” e “Us and Them”.

Por fim, David Gilmour voltou a tocar em Pompéia em 6 e 8 de julho de 2016 para 2 mil convidados.