“Dreamer”, a magia por trás de um clássico do Supertramp.

Compartilhe

Neste ano de 2024, “Dreamer” completa 50 anos do seu lançamento.

“Dreamer”, se tornou um dos principais hits populares do Supertramp. Lançado no álbum, “Crime Of Century”, em 1974, a faixa chegou a alcançar a 13º posição do Reino Unido em fevereiro de 1975.

Apesar de ser uma canção simples, quase infantil, a letra fala sobre um homem sonhador que incapaz de ter coragem para realizar seus desejos e sonhos. Sendo assim, eles nunca se tornam realidade. 

"Dreamer", a magia por trás de um clássico do Supertramp.
Supertramp. Getty Images

Os créditos de “Dreamer”, são para Roger Hodgson e Rick Davies, contudo, os dois compositores escreveram juntos mas em partes separadas. Hodgson conta que tinha acabado de comprar um piano Wurlitzer, quando compôs a canção. 

“Tínhamos acabado de comprar nosso primeiro piano Wurlitzer, e foi a primeira vez que fiquei sozinho com um piano Wurlitzer na casa da minha mãe. Eu o montei e fiquei tão animado porque aquela música simplesmente saiu de dentro de mim.”

Sons diferentes.

A demo da composição conta com diversos sons da banda batendo em caixas de papelão ou algo que fizesse barulho, e na versão original do disco esse barulhinhos aparecem durante a canção. 

Em seus 3:30, “Dreamer” é um exemplo do potencial harmônico do Supertramp, como por exemplo, os alcances vocais de Roger Hodgson, Rick Davies e John Helliwell, mesmo nas apresentações ao vivo. 

Aliás, “Dreamer” é um dos pontos altos do álbum duplo, “Live In Paris”. Quando o performático saxofonista John Helliwell dança, deita em cima do piano, tirando sorrisos de Roger Hodgson. 

“Tornou-se um grande número no palco. Eu costumava brincar e ficar em pé no piano e tentar fazer Roger rir enquanto ele cantava. Não fizemos mais isso, porque era tanto “Roger” que realmente podíamos não fazer outra versão disso.”

Roger Hodgson saiu do Supertramp em 1983, mas a banda continuou tocando “Dreamer”, assim como, o próprio Roger em suas apresentações solo. 

Por fim, confira a versão de “Dreamer” ao vivo em Paris no ano de 1979.