“Desobedientes” se inspirou em histórias de adolescentes em instituições.

Minissérie traz Toni Collete como uma lider manipuladora de uma instituição. 

A Netflix estreou recentemente a minissérie “Desobedientes”, ambientada em 2003, que mergulha nos segredos sombrios da fictícia cidade de Vermont, Tall Pines. Criada e estrelada por Mae Martin, a produção mistura suspense, drama e elementos inspirados em histórias reais, despertando a curiosidade do público sobre até que ponto a trama se aproxima de fatos verídicos.

Uma cidade com segredos

"Desobedientes" se inspirou em histórias de adolescentes em instituições.
Mae Martin e Toni Collette em “Desobedientes”. Reprodução netflix.

A história acompanha o policial Alex Dempsey (Mae Martin) e sua esposa grávida, Laura (Sarah Gordon), que chegam a Tall Pines em busca de paz e estabilidade. Porém, a cidade esconde um passado conturbado, e logo Alex passa a questionar em quem pode confiar.

Tall Pines abriga ainda um internato para adolescentes problemáticos, comandado por Evelyn (Toni Collette), uma figura poderosa e intimidadora. A atmosfera do local é sombria, e Dempsey desconfia de irregularidades, especialmente após conhecer duas novas alunas, recém-chegadas por envolvimento com drogas. Para o policial, elas se tornam a chave para descobrir os segredos escondidos dentro do internato.

Toni Collette fala sobre sua personagem

Em entrevista à Veja, Toni Collette, indicada ao Oscar, comentou sobre Evelyn:

“Eu acho ela realmente uma mulher complicada, intensa e intimidadora, muito poderosa e manipuladora. Mas eu amei a personagem, amei toda a história. É incrível olhar para como os pais podem trair seus filhos e como as pessoas podem ser influenciadas para longe do caminho certo. Temos a responsabilidade de guiar a geração mais jovem, não de dominá-la ou suprimi-la.” Conforme afirmou.

Inspiração real

Desobedientes” se baseia em relatos de adolescentes problemáticos. Mae Martin revelou que parte da trama é em parte inspirada em sua própria experiência como adolescente desobediente nos anos 2000. Contudo, a série também incorpora histórias de sua amiga Nicole, que foi internada em instituições similares. Afinal, entre os episódios retratados está o Synanon Game, prática usada na década de 1970 que combinava humilhação e reconciliação entre colegas.

LEIA TAMBÉM: “O Retrato de Norah” Retrata Luta Feminina em Meio às Tradições da Arábia Saudita

Elenco diversificado e personagens intrigantes

Além de Mae Martin e Toni Collette, o elenco conta com:

  • Brandon Jay McLaren como Andrews, parceiro de Dempsey na polícia

  • Tattiawna Jones como Rabbit, funcionária-chave do internato

  • Joshua Close como Duck, membro da equipe de alto escalão

  • Patrick J. Adams como Wyatt Turner, figura misteriosa ligada ao passado das adolescentes

Entre os jovens da Tall Pines Academy estão Isolde Ardies (Stacey), Gage Munroe (Riley) e John Daniel (Rory), que completam o elenco de destaque da série.

Por fim, com suspense, drama psicológico e personagens complexos, “Desobedientes” promete conquistar o público brasileiro. E portanto, se tornar uma das minisséries mais comentadas da Netflix neste ano. Então, confira o trailer: