“Depois da Caçada” com Julia Roberts levanta polêmica sobre vítimas e agressores

Julia Roberts enfrenta críticas ao abordar agressão sexual em drama dirigido por Luca Guadagnino

O novo filme de Julia Roberts, Depois da Caçada, dirigido pelo cineasta italiano Luca Guadagnino, mergulha em um tema delicado: a agressão sexual no ambiente acadêmico. A produção, que teve estreia mundial no Festival de Veneza 2024, também conta com Ayo Edebiri e Andrew Garfield no elenco.

Na trama, Roberts interpreta Alma Olsson, professora de filosofia da renomada Universidade de Yale. Sua vida fica abalada quando uma de suas alunas favoritas acusa seu melhor amigo de agressão sexual. A partir daí, a narrativa se desenvolve em torno de dilemas de lealdade, poder, identidade e ambição profissional, já que Alma sonha em crescer na instituição.

Estreia em Veneza.

“Depois da Caçada” com Julia Roberts levanta polêmica sobre vítimas e agressores
Andrew Garfield e Julia Roberts. Divulgação.

Durante coletiva em Veneza, Julia Roberts foi questionada se o filme poderia gerar interpretações de defesa aos acusados, colocando dúvidas sobre as vítimas. A atriz respondeu:

“Não estamos fazendo reivindicações, estamos retratando essas pessoas nesses momentos. Estamos desafiando o público a conversar sobre isso, a se emocionar ou até a se enfurecer. Se esse filme servir para alguma coisa, que seja para gerar diálogo — isso é a coisa mais empolgante.”

LEIA TAMBÉM: “Duas Covas”: suspense sobre jovens desaparecidas na Netflix

Para Roberts, são justamente os aspectos polêmicos que tornam a obra necessária:

“É nos problemas que estão as coisas mais interessantes. Como um dominó: quando um cai, abre-se um novo desafio. É isso que faz valer a pena levantar e trabalhar todos os dias.”

No entanto, já o diretor Luca Guadagnino destacou a pluralidade de interpretações possíveis:

“Todos têm sua própria verdade. Não é que uma verdade seja mais importante que a outra.” Conforme afirmou.

Por fim, nos Estados Unidos, Depois da Caçada estreia em 10 de outubro de 2024. Contudo, no Brasil, a data de lançamento ainda não está confirmada. Então, confira o trailer: