Dançarina Aldelice Braga (Nêga) é homenageada do Bloco Filhas e Filhes de Eva.

Desta vez o CEART da Udesc recebe o evento que promete celebrar a cultura afro-brasileira 

A rica história e a força da cultura afro-brasileira em Florianópolis serão celebradas em grande estilo neste sábado, 9 de novembro. O Bloco Filhas e Filhes de Eva realiza o último cortejo do projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”, homenageando a icônica dançarina e criadora da marca Aldelice Style, Aldelice Braga, mais conhecida como Nêga.

A celebração, que iniciará às 12h na Feira do Ceart Aberto, na UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina, Campus do Itacorubi, promete ser um momento de muita emoção e vibração. Com um percurso que começa no Parque da Língua e segue em direção à feira, o cortejo contará com música, dança e performances que exaltam a trajetória de Aldelice Braga e a importância de suas contribuições para a cultura da cidade.

Uma trajetória de luta e inspiração

Aldelice Braga é uma figura fundamental na cena cultural de Florianópolis. Além de ser uma referência em dança afro, ela é a criadora da marca de roupas Aldelice Style, que valoriza a cultura negra e afro-brasileira através da moda. E acima de tudo, sua atuação vai além dos palcos, promovendo a valorização e a disseminação da cultura afro-brasileira por meio de diversas iniciativas.

Contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo D+ SC 2023, o projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias” tem como objetivo homenagear mulheres que possuem uma trajetória de vida significativa e que contribuíram de maneira relevante para a cena cultural de Florianópolis. Cada cortejo acontece em um local simbólico para a homenageada, reforçando, sobretudo a conexão entre cultura, espaço e comunidade.

Bloco Filhas e Filhes de Eva: um marco na música instrumental feminina

Formado em 2022, o Bloco Filhas e Filhes de Eva rapidamente se tornou um dos principais coletivos musicais de Florianópolis. Composto por mulheres e pessoas de diversas identidades de gênero, o bloco tem como objetivo promover a equidade de gênero na música instrumental. Além de dar visibilidade a talentosas instrumentistas e arranjadoras. Sendo assim, a estreia do bloco no carnaval de 2023 foi um marco para a cena cultural da cidade. Portanto, desde então o grupo vem participando dos principais festivais e eventos musicais. E por fim, consolidando sua posição como um dos nomes mais importantes da música instrumental brasileira.

Então, agende:

  • Evento: Cortejo do Bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias
  • Data: 9 de novembro, a partir das 12h
  • Local: Início do cortejo no Parque da Língua (a 500m da UDESC) em direção à Feira do Ceart Aberto, na UDESC.
  • Homenageada: Aldelice Braga (Nêga), dançarina e criadora da marca Aldelice Style