Curta o Parque encerra 2025 com arte, música, teatro e atividades gratuitas
Evento é atração no Parque da Luz no fim de semana.
No dia 9 de novembro, o Parque da Luz recebe a última edição do ano do Curta o Parque, projeto que transforma o espaço em um ponto de encontro com arte, natureza e cultura comunitária. A partir das 13h, o público poderá circular por atividades gratuitas que incluem teatro, contação de histórias, feiras criativas, música, yoga, oficinas e walking tour.
Fique bem informado sobre a música pop e cinema entrando no nosso canal do WhatsApp
A programação reúne 10 atrações distribuídas ao longo da tarde. Já na abertura, às 13h, começa a Feira Criativa, com 25 expositores da economia criativa local. Às 14h30, o parque se movimenta com aula de yoga, slackline. Assim como a oficina Naturescer, vivência sensível voltada para crianças e famílias em diálogo com a natureza.
Às 15h, o público pode participar do Walking Tour com o Guia Manezinho, que apresenta a história do Parque da Luz e do seu entorno. Portanto, um convite para olhar a cidade com novos sentidos.
Teatro no Parque
Às 15h30, entra em cena a peça “A sua voz – uma peça sobre Malala”, inspirada na história de Malala Yousafzai, a mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz. A dramaturgia destaca o direito universal à educação, com abordagem lúdica e acessível para o público infantojuvenil. Direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp.
Logo depois, às 16h30, a contação de histórias “No Trem do Itapocu” conduz crianças, jovens e adultos a uma viagem musical às margens do Rio Itapocu. Sobretudo, com canções autorais e releituras que evocam memória, imaginação e paisagem sonora.
Ao longo da tarde, acontecem também apresentações da Mostra IXPIA de Teatro Lambe-Lambe, com microespetáculos de 2 a 4 minutos apresentados individualmente para cada espectador — experiências íntimas com bonecos, objetos e miniaturas que ampliam o olhar sensível para o teatro de animação.

Música para encerrar
Para fechar a programação, às 17h15, o quinteto Choro Mulheril apresenta um repertório que dialoga entre clássicos do choro e composições autorais contemporâneas. Dessa forma o grupo destaca a potência das mulheres na música instrumental, unindo delicadeza, vigor e sofisticação.
O projeto
O Curta o Parque acontece desde 2020, com o propósito de fortalecer o vínculo afetivo e comunitário com o Parque da Luz. A realização é da Associação dos Amigos do Parque da Luz e da Produtora Cultural Studio de Ideias, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes, com apoio cultural das empresas Casas da Água, Castelmar Hotel e Dimas Construções.
Então, agende:
Curta o Parque
Data: 09/11, a partir das 13h
Local: Parque da Luz
Entrada gratuita
Contudo, em caso de chuva, o evento será transferido.
Programação
13h – Feira Criativa
14h30 – Slackline / Oficina Naturescer / Distribuição de Plantas (AAPLUZ) / Yoga / Espaço Casas da Água
15h – Walking Tour com Guia Manezinho
15h20 – Teatro: A Sua Voz – uma peça sobre Malala
16h30 – Contação de histórias: No Trem do Itapocu
17h15 – Choro Mulheril