“Cinco Tipos de Medo” é o grande vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado
Após 11 dias de programação intensa, que reuniu cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e cerca de 40 mil espectadores, o 53º Festival de Cinema de Gramado encerrou suas atividades no último sábado (23).
A cerimônia de premiação, conduzida por Marla Martins e Roger Lerina, distribuiu 52 troféus Kikito, contemplando as categorias de Longas Brasileiros de Ficção, Documentários, Curtas Brasileiros, Longas Gaúchos e Curtas Gaúchos – os eixos centrais da mostra.
Portanto, o grande destaque da noite foi “Cinco Tipos de Medo”, eleito Melhor Filme. Dirigida por Bruno Bini, a produção ainda conquistou os Kikitos de Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante, com a performance de Xamã.
Outro nome celebrado foi o de Laís Melo, que venceu o prêmio de Melhor Direção por “Nó”. O longa também levou os troféus de Melhor Fotografia e de Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica.
Contudo, já “Papagaios”, de Douglas Soares, recebeu quatro prêmios: Melhor Longa Brasileiro pelo Júri Popular, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e Melhor Ator para Gero Camilo. Por fim, o Kikito de Melhor Atriz ficou com Malu Galli, por sua atuação em “Querido Mundo”, dirigido por Miguel Falabella.
Então, confira a lista completa dos vencedores do 53º Festival de Cinema de Gramado:
Melhor Filme
“Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini
Melhor Direção
Laís Melo por “Nó”
Melhor Ator
Gero Camilo por “Papagaios”
Melhor Atriz
Malu Galli por “Querido Mundo”
Melhor Roteiro
Bruno Bini por “Cinco Tipos de Medo”
Melhor Fotografia
Renata Corrêa por “Nó”
Melhor Montagem
Bruno Bini por “Cinco Tipos de Medo”
Melhor Trilha Sonora Musical
Alekos Vuskovic por “A Natureza das Coisas Invisíveis”
Melhor Direção de Arte
Elsa Romero por “Papagaios”
Melhor Atriz Coadjuvante
Aline Marta Maria por “A Natureza das Coisas Invisíveis”
Melhor Ator Coadjuvante
Xamã por “Cinco Tipos de Medo”
Melhor Desenho de Som
Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes por “Papagaios”
Prêmio Especial do Júri
“A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo
Menção Honrosa
“Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco
Melhor Filme pelo Júri Popular
“Papagaios”, de Douglas Soares
Melhor Filme pelo Júri da Crítica
“Nó”, de Laís Melo
Melhor Longa-metragem Documentário
“Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira
Melhor Longa-metragem Gaúcho
“Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli
Melhor Curta-metragem Gaúcho
Trapo, de João Chimendes
Menção Honrosa Documentário
“Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley