Camila Martins inaugura exposição “Água Mole, Pedra Dura” em Florianópolis
Camila Martins inaugura exposição de esculturas em cerâmica na Fundação Cultural BADESC nesta quinta-feira.
A exposição “Água Mole, Pedra Dura”, que reúne nove esculturas em cerâmica da artista Camila Martins, abre ao público na quinta-feira, 7 de novembro, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Com entrada gratuita, o evento começa às 19h.
Inspirada no ditado “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”, a mostra reflete sobre a capacidade do tempo de transformar o que parece imutável, como a própria rocha. Sendo assim, selecionada pela Chamada Pública Paulo Gaiad, a exposição investiga temas como a passagem do tempo e sobretudo, a transformação das certezas humanas.
“Meu trabalho explora nossa relação com a intimidade, a transformação e o que resta de nós após essas mudanças. Peter Sloterdijk argumenta que somos ‘arquitetos de espaços interiores’, vivendo em esferas permeáveis de cultura, que vão se sobrepondo entre o eu e o mundo exterior”. Conforme explica a artista. Portanto, essa é sua primeira mostra individual na Fundação Cultural BADESC.
A curadoria da exposição é da própria Camila, que apresenta suas obras inéditas, produzidas nos últimos cinco anos. A mostra “Água Mole, Pedra Dura” fica em exibição no Espaço Paulo Gaiad até 9 de janeiro de 2025.
“A Fundação Cultural BADESC é uma referência para as artes no Sul e um espaço que valoriza novos talentos. Sou muito grata por fazer parte”, comenta Camila.
A Fundação Cultural BADESC está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, com visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Sobre a Artista

Camila Martins, natural de Florianópolis, é uma artista autodidata com formação em Moda pela Udesc e MBA pela FGV/SP. Sua trajetória na cerâmica começou como hobby em 2016, enquanto trabalhava em São Paulo, e tornou-se uma ocupação integral a partir de 2020, quando retornou a Florianópolis. Camila já participou de exposições coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. E acima de tuo, finalista do Prêmio de Arte da Aliança Francesa em 2024.
Então, agende:
- Exposição: “Água Mole, Pedra Dura”, de Camila Martins
- Abertura: 7 de novembro, quinta-feira, às 19h
- Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)
- Visitação: até 9 de janeiro de 2025
- Por fim, a entrada é Gratuita