Brigitte Bardot: a musa que os Beatles idolatravam e quase entrou na capa de Sgt. Pepper

Os Beatles eram fascinados por Brigitte Bardot, que morreu neste domingo na França.

Brigitte Bardot: a musa que os Beatles idolatravam e quase entrou na capa de Sgt. Pepper
Brigitte Bardot. MGM, Public domain, via Wikimedia Commons

✅Entre no nosso canal do WhatsApp

Brigitte Bardot e Jayne Mansfield foram dois dos maiores símbolos sexuais do cinema nos anos 1950 e início dos anos 1960. A influência das divas ultrapassava as telas e chegava até jovens músicos britânicos que, pouco depois, mudariam a história da música pop. John Lennon e Paul McCartney, ainda adolescentes, não escondiam a fascinação pelas estrelas do cinema europeu e hollywoodiano.

No livro Paul McCartney, o biógrafo Philip Norman relata que John, Paul, Nigel Walley e Pete Shotton costumavam se reunir em um quarto e gritavam nomes de atrizes como Gina Lollobrigida e Brigitte Bardot, em masturbações coletivas. 

A admiração por Bardot era tamanha que Lennon chegou a pedir que Cynthia, sua namorada na época, pintasse o cabelo de loiro para se parecer com a atriz francesa. Paul McCartney fez o mesmo pedido à então namorada, Dorothy, reforçando como o visual e o mito de Bardot influenciavam até a vida pessoal dos futuros Beatles.

Já no auge da fama, durante a passagem dos Beatles pela França em 1964, houve uma tentativa de encontro com Brigitte Bardot. A atriz, no entanto, não estava no país. Naquele período, ela aproveitava férias no Brasil, passando pelo Rio de Janeiro e por Búzios, cidade que mais tarde batizaria sua orla como Orla Bardot. Em 1999, uma estátua em homenagem a atriz foi instalada no local, consolidando sua ligação com o balneário fluminense.

LEIA TAMBÉM: Antes do clique: fotógrafo dos Beatles testou a travessia em Abbey Road com figurantes

O encontro entre Bardot e os Beatles acabou não acontecendo naquele momento, mas se concretizou anos depois, em 1968, quando John Lennon finalmente conheceu a atriz. O encontro acabou intermediado por Derek Taylor. Na época, Bardot tinha 34 anos e Lennon, 28. O músico já se relacionava com Yoko Ono e vivia um período marcado por excessos, incluindo o uso de drogas.

Segundo relatos, ao saber que finalmente encontraria Brigitte Bardot, Lennon ficou extremamente nervoso e decidiu tomar ácido antes do encontro. A decisão transformou a noite em um episódio desconfortável, como o próprio músico recordou mais tarde em entrevista.

“A única coisa que eu disse para Bardot a noite toda foi ‘oi’, quando apertei a mão dela. Depois disso, ela passou o tempo todo falando em francês com os amigos, e eu não consegui pensar em nada para dizer. Foi uma noite horrível, pior do que conhecer Elvis”, Conforme afirmou Lennon.

Outro episódio curioso envolvendo a atriz e o universo dos Beatles diz respeito à icônica capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Paul McCartney chegou a sugerir a inclusão de uma imagem de Brigitte Bardot na colagem histórica do disco. No entanto, a gravadora EMI temia os altos custos relacionados aos direitos de imagem. A solução foi substituir Bardot pela atriz britânica Diana Dors.

Por fim, Brigitte Bardot morreu neste domingo, 28, em Saint Tropez na França.