Beatles e Rolling Stones conquistam Grammys no domingo
“Now And Then” leva Melhor Performance de Rock, e “Hackney Diamonds” vence como Melhor Álbum
Foto: The Beatles i Hötorgscity 1963 Gaura, Public domain, via Wikimedia Commons / Marcel Antonisse ANEFO CC0 via Wikimedia Commons
Os Beatles e os Rolling Stones reafirmaram por que são duas das maiores bandas de rock de todos os tempos. Na noite de domingo (2), a cerimônia do Grammy premiou o quarteto de Liverpool na categoria Melhor Performance de Rock pelo lançamento de “Now And Then”, em novembro de 2023.
A canção foi composta por John Lennon na década de 1970 e gravada em fita cassete, mas nunca lançada por ele. Em 1994, Yoko Ono entregou a fita aos ex-companheiros Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, que tentaram trabalhar na faixa para o projeto Anthology, adicionando novos vocais e instrumentos, assim como fizeram com “Free as a Bird” e “Real Love”. No entanto, as limitações tecnológicas da época impediram a remoção de ruídos, deixando a música inacabada por mais de 30 anos.
Foi apenas recentemente, com o avanço da inteligência artificial e sob a direção de Peter Jackson, que Paul e Ringo conseguiram finalizar a canção.
Quem subiu ao palco para representar a banda foi Sean Lennon. “Eu não esperava estar aqui aceitando este prêmio em nome do grupo do meu pai, os Beatles, mas é realmente incrível. Quero dizer, os Beatles fizeram um trabalho maravilhoso e ainda fazem parte da cultura, as pessoas continuam ouvindo a música. Na minha opinião, é a maior banda de todos os tempos”, declarou.
Melhor álbum
Enquanto isso, os Rolling Stones levaram o prêmio de Melhor Álbum de Rock por “Hackney Diamonds”, lançado em outubro de 2023. O disco traz diversas faixas inéditas, como “Angry”, a grandiosa “Sweet Sounds of Heaven”, com Mick Jagger dividindo os vocais com Lady Gaga e Stevie Wonder no teclado, além de “Bite My Head Off”, com Paul McCartney no baixo. As faixas “Get Close” e “Live By The Sword” ainda contam com a participação do ex-baixista Bill Wyman e Elton John no piano.
O produtor do álbum, Andrew Watt, subiu ao palco para receber o prêmio em nome dos Stones.
