As 10 melhores linhas de baixo de Paul McCartney.
Escolhemos as 10 melhores linhas de baixo de McCartney, que se tornaram fundamentais para o legado do músico.
Foto: Raph_PH, CC BY 2.0
Paul McCartney se tornou o baixista dos Beatles após a saída de Stuart Sutcliffe, quando nem George Harrison nem John Lennon estavam dispostos a assumir o instrumento. Assim, Macca assumiu a responsabilidade e revolucionou a maneira de tocar o baixo, criando linhas que se tornaram fundamentais para o som da banda. Suas harmonias e escalas ajudaram a moldar músicas que, sem essas contribuições, simplesmente não seriam as mesmas.
Com isso, selecionei 10 das linhas de baixo mais emblemáticas de Paul McCartney. Confira a lista:
You Won’t See Me
Do álbum Rubber Soul, Paul McCartney compôs esta música após uma discussão com Jane Asher. A linha de baixo é cromática e soa quase como uma harmonia independente da melodia principal, criando um groove que se encaixa perfeitamente com a bateria de Ringo Starr. No entanto, uma curiosidade: You Won’t See Me serviu de inspiração para a composição de Saturday in the Park do Chicago.
There’s a Place
Embora simples e direta, a linha de baixo de There’s a Place, do álbum Please Please Me, apresenta passagens que trazem fluidez e leveza à música, com pequenas pausas que adicionam dinâmica à canção.
Being for the Benefit of Mr. Kite
Paul McCartney já revelou que Being for the Benefit of Mr. Kite é a sua linha de baixo favorita. “Minha linha preferida de baixo é Mr. Kite, porque é complicada. É uma linha difícil de tocar e cantar ao mesmo tempo, pois a cabeça vai para um lado e os dedos para o outro. Organizar essa estranha combinação é desafiador. É uma linha de baixo meticulosa, e eu gosto disso.”. Conforme declarou.
Something
Em Something, composição de George Harrison para o álbum Abbey Road, Paul poderia ter escolhido uma linha de baixo simples e direta, mas preferiu adicionar harmonia, fluir pelas notas e criar frases melódicas que destacam as nuances da canção, valorizando especialmente a voz de George.
Come Together
Quando John Lennon apresentou Come Together a Paul, a canção tinha um tom mais alegre e country. Paul alertou John sobre a semelhança com You Can’t Catch Me, de Chuck Berry. Foi então que McCartney alterou a linha de baixo, dando-lhe mais groove e atmosfera. A linha de baixo criada por Paul tem quase a forma de um riff.
Penny Lane
A linha de baixo de Penny Lane segue o espírito da letra e da música: uma verdadeira viagem. Como uma escala musical que conta uma história, ela também traz nuances melódicas que se entrelaçam com a melodia da canção, criando uma sensação de leveza e movimento.
Rain
No álbum Revolver, os Beatles exploraram diversas experimentações sonoras, especialmente em Rain, onde as guitarras foram gravadas ao contrário, e o baixo se destaca, com frases e linhas que adicionam harmonia à música. Ringo Starr afirmou que esta é a sua melhor performance de bateria em uma canção dos Beatles.
I Want You (She’s So Heavy)
Composta por John Lennon para o álbum Abbey Road, I Want You (She’s So Heavy) traz uma linha de baixo pesada, que oscila entre notas graves e agudas, com solos marcantes. Paul se inspirou em elementos do Jazz e Blues para compor sua parte, criando uma atmosfera sombria que se alinha perfeitamente às guitarras distorcidas e ao uso de overdubs harmônicos, além dos efeitos sonoros de ventos uivantes.
Silly Love Songs
Lançada em 1976 pelos Wings, Silly Love Songs foi uma resposta de Paul a John Lennon, que costumava zombar das canções de amor de Paul. No entanto, essa música se tornou um dos maiores clássicos da fase pós-Beatles de McCartney, onde ele abusa de linhas de baixo que conduz a canção de forma criativa.
Goodnight Tonight
Com uma introdução de guitarra flamenca seguida por um riff de baixo de Paul, Goodnight Tonight exala uma atmosfera de cabaré, com a banda vestida à moda dos anos 30. Portanto, o baixo de Paul é uma das suas melhores linhas. E por fim, contrastando com a suavidade da interpretação vocal, criando uma dinâmica única na canção. Deixe nos comentários a sua linha de baixo preferida.