Antes do clique: fotógrafo dos Beatles testou a travessia em Abbey Road com figurantes
Muito antes de se tornar uma das imagens mais clássicas da história da música, a famosa travessia dos Beatles na Abbey Road teve um ensaio secreto.
No dia 3 de agosto de 1969, quatro dias antes da foto oficial ser registrada, o fotógrafo Iain Macmillan realizou uma espécie de teste de capa com a ajuda da equipe do estúdio da EMI. Contudo, a ideia para a imagem, como conta o próprio Macmillan, partiu de Paul McCartney, que chegou a esboçar um rascunho do conceito em papel.
“A ideia foi do Paul. Alguns dias antes da sessão, ele fez um desenho da capa — que depois fizemos quase exatamente igual”, lembrou o fotógrafo.

Segundo o assistente de estúdio Kevin Harrington, o plano era mostrar aos Beatles como a imagem funcionaria visualmente. Para isso, Harrington e Steve Brendell acabaram convocados em um domingo pela manhã. Com eles estavam dois seguranças do estúdio, para simular a travessia no local exato da Abbey Road, em frente ao prédio da EMI, em Londres. Então, veja:

“Iain Macmillan queria algumas fotos de quatro pessoas atravessando a faixa de pedestres perto do estúdio, para mostrar aos garotos como a ideia da capa ficaria”. Conforme explicou Harrington. Ele conta que, depois das fotos, Macmillan levou o material aos Beatles, que aprovaram a proposta. Por fim, poucos dias depois, em 8 de agosto de 1969, os quatro músicos cruzaram a faixa e eternizaram a rua em Londres.