Abuso a jornalista impediu matéria sobre Led Zeppelin na Life em 1969

Jornalista Ellen Sander. Arquivo Pessoal

Episódio aconteceu com a jornalista Ellen Sander, escalada para cobrir a banda em uma turnê.

No início da carreira do Led Zeppelin, em 1969, um episódio envolvendo a jornalista Ellen Sander, da revista Life, marcou o começo de uma longa série de polêmicas e escândalos, especialmente relacionados a questões de natureza sexual.

A banda estava em Detroit e acabara de entrar no lobby do hotel quando se deparou com um corpo baleado sendo retirado de maca e uma poça de sangue no chão. No local, encontraram a jornalista Ellen Sander, designada para acompanhar o Led Zeppelin e escrever a primeira grande matéria da Life sobre a banda.

Contudo, Ellen não estava disposta a cobrir o Led Zeppelin, e tinha a intenção e preferência de acompanhar a banda The Who, mas mesmo contra a vontade aceitou o desafio.

Na biografia, “Led Zeppelin, quando os gigantes caminhavam sobre a terra”, consta a informação de que Richard Cole, gerente de turnê do grupo, fez uma aposta para ver quem seria o primeiro a transar com ela. 

No entanto, Sander já tinha uma formado uma opinão sobre a personalidade dos quatro. Page sendo efeminado, dócil e frágil, Plant, bonito e obsceno, John Bonham, sempre sem camisa, tocando como um gorila enfurecido e John Paul Jones, ficava na sombra e mantinha todos juntos. 

Confissões de Jimmy Page.

Ellen Sander passou a maior parte do tempo com Jimmy Page, mas sem nenhum aspecto sexual. Conseguindo inclusive uma declaração sincera dele com relação as groupies que seguiam a banda. “As garotas aparecem e posam, provocando e agindo de maneira arrogante. Se você as humilha um pouco, costumam voltar numa boa. Todo mundo sabe para o que elas vieram”. Disse. 

Contudo, ao final da turnê, Ellen lembra ter sido atacada por dois membros. “Me atacaram, rindo, e agarrando a minha roupa totalmente descontrolados”. Bonzo foi o primeiro. Sanders achava que seria estuprada. “Lutei até ser salva por Peter Grant, mas não antes de eles conseguirem rasgar meu vestido nas costas”. 

Sendo assim, Ellen Sander se recusou a concluir a matéria de capa para a Life, negando à banda uma publicidade em grande escala. No livro, “Trips”, escrito pela jornalista ela define o episódio em um parágrafo. “Se você entra jas jaulas do zoológico, consegue ver os animais bem de perto, passar a mão no pelo e sentir a energia por trás da mística. Mas sente o cheiro de merda em primeira mão”. 

Por fim, Ellen Sander escreveu matérias sobre Os Beatles, The Rolling Stones, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Frank Zappa e tantos outros.