A noite em que Kurt Cobain quase não conseguiu subir ao palco do SNL
Apresentação ficou marcada com a primeira em escala nacional nos Estados Unidos.
Em 11 de janeiro de 1992, o Nirvana fez sua primeira apresentação ao vivo em rede nacional nos Estados Unidos, como atração musical do tradicional programa Saturday Night Live, gravado nos estúdios da NBC, em Nova York.
O grupo vivia o auge do sucesso com o álbum Nevermind, lançado em outubro do ano anterior, e com o hit Smells Like Teen Spirit explodindo nas rádios e na MTV. Mas, nos bastidores, a realidade era bem diferente — especialmente para Kurt Cobain.
A pressão da gravadora, os contratos milionários, a fama repentina e uma agenda insana de compromissos mergulharam Kurt em um ciclo cada vez mais destrutivo. Segundo relatos e imagens de bastidores, o vocalista estava usando heroína em intervalos de até 20 minutos naquele dia.
Uma foto registrada pelo fotógrafo Michael Lavine poucas horas antes da apresentação mostra uma cena marcante: Krist Novoselic e Dave Grohl em pé, ao lado de Kurt, completamente abatido, afundado em uma poltrona. Preocupado com o desempenho no programa, Cobain teria exagerado na dose de heroína para se sentir mais eufórico, mas o efeito foi o oposto. Portanto, passou a tarde entorpecido, deitado em um sofá, mal conseguindo interagir.
Voltando a si
Horas antes de entrar no ar ao vivo, Kurt passou o tempo vomitando. E até recusou até um pedido de autógrafo da filha do diretor da emissora. Ainda assim, quase como um milagre, minutos antes da performance o vocalista retomou a consciência e subiu ao palco.
O Nirvana abriu com “Smells Like Teen Spirit” e emendou com uma versão visceral de “Territorial Pissings”. Ao final, simularam a tradicional destruição de equipamentos que marcava os shows da banda. E por fim, no encerramento do programa, quando todos os convidados voltam ao palco, Dave Grohl e Krist Novoselic ainda brincaram com o público, simulando um beijo.