“A Hora do Mal” é baseado em fatos reais? Saiba mais

Filme é um dos destaques do terror em 2025.

O filme “A Hora do Mal” (Weapons), dirigido por Zach Cregger, está em cartaz nos cinemas de diversos países e já alcançou bilheteria de aproximadamente US$ 250 milhões. O longa, estrelado por Julia Garner, apresenta uma trama sobre o desaparecimento de uma turma inteira de alunos sob a responsabilidade de uma professora.

A produção se apresenta como uma “história real”, estratégia semelhante à utilizada em “A Bruxa de Blair” (1999), que marcou o cinema de terror ao divulgar seu enredo como registros reais para intensificar o suspense.

Apesar dessa abordagem, “A Hora do Mal” não é baseado em fatos reais. Todos os acontecimentos retratados são fictícios, embora o roteiro sugira que a história aconteceu, mas acabou “acobertada” pelas autoridades, recurso usado para reforçar o mistério da narrativa.

LEIA TAMBÉM: “Animais Perigosos”: um assassino usa tubarões para torturar suas vitimas

Sinopse

Em uma única noite e no mesmo horário, todas as crianças de uma turma desaparecem misteriosamente, restando apenas uma. O caso levanta questionamentos na comunidade sobre quem – ou o que – estaria por trás do sumiço coletivo. “A Hora do Mal” assusta pelo terror silenciosos, sem grandes trilhas, apenas com cortes estratégicos. 

“Quis criar algo assustador não pelos sustos repentinos, mas pelo terror silencioso, que permanece perturbador mesmo sem som”. Conforme disse o diretor Zach Cregger. E completou: “Pensei: ‘onde posso encontrar algo horrível que seja simplesmente cativante?’. Momentos em que você para, congela a imagem e sente que quanto mais olha, pior fica.” Afirmando que se inspirou em “O Iluminado”, de Stanley Kurbrick.

Por fim, se ainda não viu, confira o trailer: