Billie Eilish critica governo Trump ao receber prêmio Martin Luther King Jr.
Discurso de Eilish destaca direitos civis, meio ambiente e desigualdade.

A cantora Billie Eilish se posicionou contra o governo de Donald Trump ao receber o Martin Luther King Jr. Beloved Community Awards, no último sábado (17), em Atlanta. Conhecida por defender causas sociais, Eilish destacou em seu discurso a importância dos direitos humanos. Sobretudo, criticando a postura do governo norte-americano diante da insegurança interna, da crise climática, além de ameaças a países vizinhos.
“É muito estranho ser celebrada por trabalhar em prol da justiça ambiental em um momento em que isso parece menos alcançável do que nunca, dada a situação atual do nosso país e do mundo”, afirmou a artista.
E acrescentou: “Estamos vendo nossos vizinhos sendo sequestrados, manifestantes pacíficos sendo agredidos e assassinados, nossos direitos civis sendo cerceados. Recursos para combater a crise climática sendo cortados em favor de combustíveis fósseis e da pecuária, que destrói nosso planeta, e o acesso das pessoas a alimentos e saúde se tornando um privilégio para os ricos, em vez de um direito humano fundamental de todos os americanos.”
LEIA TAMBÉM: Green Day abre o Super Bowl 60 em Santa Clara com show histórico
A artista também já havia criticado publicamente ações do governo, como a morte de Renee Nicole, de 37 anos, em operação do ICE. “O ICE é um grupo terrorista financiado e apoiado pelo governo federal, subordinado ao Departamento de Segurança Interna, que não fez nada para tornar nossas ruas mais seguras”. Conforme publicou em suas redes sociais.
Por fim, o discurso contou ainda com um momento de homenagem à família. “Estou muito inspirada por todas as histórias e pelos outros homenageados desta noite, e por todos nesta sala. E sou grata a todos e a enorme comunidade de pessoas que estão agindo em prol da mensagem do Dr. King. Só quero agradecer à minha mãe, aos meus pais, por me criarem da maneira como fizeram. Eu não estaria fazendo nada disso sem vocês.”