Cansada e atacada na internet, Eliane Cantanhêde deixa GloboNews

“Apanhar de todo lado da internet… cansei”, declarou a jornalista. 

A jornalista Eliane Cantanhêde está se despedindo da GloboNews após uma trajetória de 15 anos como comentarista do programa Em Pauta, atualmente apresentado por Marcelo Cosme. A partir desta sexta-feira (1º/08), ela deixa oficialmente a bancada do telejornal.

A informação foi divulgada pela coluna F5, da Folha de S. Paulo, e confirma que a decisão partiu da própria jornalista. O motivo? Reduzir o ritmo de trabalho e priorizar a saúde mental. A saída também coincide com reformulações previstas pela emissora nos próximos meses.

“Tem hora para tudo. É difícil parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia. Voltei para a psicóloga e acabou sendo uma boa. Trabalhar das 8 da manhã até 10 da noite, apanhar de todo lado da internet… cansei. Tinha que abrir mão de um dos quatro empregos e abri”. Conforme revelou Eliane à coluna.

A jornalista contou ainda que o desejo de trabalhar menos é antigo e foi impulsionado pela pressão constante das redes sociais. Portanto, com uma carreira consolidada, ela agora escolhe uma transição mais equilibrada.

Uma carreira marcada por grandes veículos

Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Eliane Cantanhêde iniciou sua trajetória profissional aos 19 anos. Passou por veículos de destaque como Veja, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Foi diretora da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília entre 1997 e 2003, antes de integrar o time de comentaristas da GloboNews em 2010.

Mesmo tendo recebido convites para a televisão ao longo da carreira, ela conta que só aceitou depois dos 50 anos — em uma fase em que muitos colegas já pensavam em se aposentar.