Orquestra de Baterias retorna ao Centro Histórico de Florianópolis
Evento, na dua 12ª edição, já faz parte do calendário da cidade.
No dia 16 de agosto, às 15h, o coração de Florianópolis será tomado por uma verdadeira avalanche sonora. A 12ª edição da Orquestra de Baterias de Florianópolis retorna ao Largo da Catedral Metropolitana. Afinal, o projeto nasceu ali, reunindo mais de 300 bateristas de todas as idades e regiões do Brasil.
Reconhecido como o maior evento do gênero nas Américas e único no mundo a acontecer anualmente e sem interrupções desde 2013, o encontro é gratuito e transforma o Centro da cidade em um grande palco coletivo. Mais do que um show, o projeto celebra a formação musical, a ocupação cultural do espaço urbano e o fortalecimento da economia criativa.
“O evento promove encontros, diversidade e leva milhares de pessoas ao centro histórico por um motivo coletivo: a música”. Conforme afirma Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural, responsável pela realização. “A Orquestra de Baterias tem um papel fundamental na ocupação cultural da cidade e gera impacto artístico, econômico e social”, completa.
Repertório clássico.

O repertório deste ano reúne 14 canções com arranjos adaptados especialmente para performance simultânea dos bateristas. Entre os destaques estão “Give It Away” (Red Hot Chili Peppers), “Rock You Like a Hurricane” (Scorpions). Bem como,“Drive” (Incubus), “Justice” (Luciano Bilu) e “Além do Horizonte” (Jota Quest).
A regência será dividida entre Alexei Leão, Ginho Bernardes, Richard Boldan e Mariel Maciel — que estreia na função e destaca a importância da representatividade feminina. “Estar nessa função também é uma forma de mostrar que mulheres podem — e devem — estar na liderança musical”, pontua Mariel.
Além dos regentes, uma banda base formada por Andrey Riley (baixo), Hique d’Ávila (guitarra), Maurício Gonçalves (teclado). Assim como, Oto Novaes (guitarra) acompanhando os bateristas, intensificando a potência musical do espetáculo.
Para Alexei Leão, um dos idealizadores do projeto, a força do evento está no seu caráter coletivo. “É mais do que um show. É uma experiência de pertencimento e formação que se renova a cada ano. Estimula o intercâmbio entre gerações e promove inclusão e desenvolvimento artístico em larga escala.”
E acima de tudo, o evento também reforça os laços internacionais da iniciativa. Um grupo de 21 músicos e representantes participou recentemente da Orquestra de Baterias de Kortrijk, na Bélgica, fortalecendo a parceria com o evento europeu, iniciada em 2022.
Por fim, a 12ª Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio da Ibagy e patrocínio da Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Então, agende:
O quê: Orquestra de Baterias de Florianópolis – 12ª edição
Quando: 16 de agosto de 2025 (sábado), às 15h
Onde: Largo da Catedral Metropolitana – Centro de Florianópolis
Quanto: Gratuito para o público (inscrições para músicos já encerradas)