Oficina gratuita ensina colagem e encadernação com memórias gráficas

“O Inventário das Memórias Gráficas” estimula a criatividade na criação de cadernos com papéis diversos

Entre os dias 19 e 25 de julho, acontece a oficina online e gratuita “O Inventário das Memórias Gráficas”, um convite aberto à experimentação artística por meio da criação de cadernos autorais. Ministrada pela artista e ilustradora Pati Peccin e pelo encadernador e escritor Aleph Ozuas, a atividade propõe aos participantes um mergulho nas próprias memórias e referências visuais, utilizando materiais diversos e acessíveis, como papéis, mapas, revistas e objetos afetivos do cotidiano.

Inspirada na técnica do Junk Journal — um diário gráfico composto por diferentes tipos de papel e texturas. A oficina busca estimular um processo criativo pessoal, intuitivo e livre de regras rígidas. Portanto, o curso será realizado via plataforma Meet e é voltado a pessoas com 14 anos ou mais, com 15 vagas para moradores de Santa Catarina e 5 para participantes de outros estados. Contudo, não é necessário ter experiência anterior com arte ou encadernação.

As inscrições.

As inscrições abrem no dia 2 de julho, a partir das 8h, e devem ser feitas pelo site: inventario.casacaderno.com.br/inscricao. No entanto, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

“Queremos tirar os participantes da zona de conforto, incentivando o uso de materiais diversos e afetivos. Teremos três dias dedicados à construção dos cadernos e dois voltados à colagem e poéticas visuais”. Conforme explica Pati Peccin.

O curso contará com cinco encontros ao vivo, incluindo uma live de abertura no canal da Casa Caderno no YouTube, no dia 19 de julho, às 15h, seguida pela primeira aula às 16h. Os demais encontros acontecem de 22 a 25 de julho, sempre das 19h às 22h. Após o término da oficina ao vivo, o conteúdo ficará disponível gratuitamente na plataforma da Casa Caderno, com acesso vitalício para mais 30 pessoas inscritas. Para garantir inclusão, o curso contará com intérprete de Libras.

Além do processo criativo, os participantes aprenderão a técnica de encadernação manual conhecida como buttonhole stitch bookbinding, desenvolvendo um caderno único, que une suas memórias visuais, afetos e experiências pessoais.

“Mais do que ensinar uma técnica, a oficina propõe a criação de um espaço simbólico onde o participante organiza suas lembranças e desejos em forma de livro”, complementa Aleph Ozuas.

Sobre os artistas

Pati Peccin é artista visual, ilustradora e arte-educadora. Com formação em publicidade e mestrado em ilustração em Portugal, ela atua com colagem, livros-objeto e temas ligados à identidade e memória. Em 2006, fundou o Selo Patifaria, voltado à publicação de livros artesanais.

Aleph Ozuas é escritor, encadernador e idealizador do Estúdio Corrupiola, onde desenvolve livros-objeto e ferramentas para encadernação manual. Com formação em Eletrônica, Letras e mestrado em Literatura. Sendo assim, Aleph combina técnica e poética em sua atuação com livros e processos gráficos.

Por fim, juntos, fundaram em 2022 a Casa Caderno, plataforma dedicada à cultura do livro artesanal e da colagem, sediada em Florianópolis. O projeto da oficina está contemplado pelo Circuito Catarinense de Cultura, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina. Além da Fundação Catarinense de Cultura, Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Então, agende:

Oficina: O Inventário das Memórias Gráficas
Datas:

19 de julho de 2025 Live de abertura 15h
Local: Online, via plataforma Meet
Inscrições: A partir de 2 de julho, 8h, no site inventario.casacaderno.com.br/inscricao
Público: a partir de 14 anos – 15 vagas para SC, 5 para outros estados
Instagram: @inventario.memorias
E-mail para contato: oinventariodasmemoriasgraficas@gmail.com
E acima de tudo, o acesso gratuito e vitalício à plataforma Casa Caderno após a oficina ao vivo.