Cazuza será homenageado e Prêmio da Música Brasileira 2026
Escolha do cantor teve o aval de cantores como Ney Matogrosso e Gilberto Gil.
Foto: divulgação sociedade Viva Cazuza.
O cantor e compositor Cazuza foi escolhido como o grande homenageado da 33ª edição do Prêmio da Música Brasileira 2026, promovido pelo BTG Pactual. O anúncio foi feito após reunião do Conselho do Prêmio no Rio de Janeiro e marca um tributo especial a um dos maiores ícones da música brasileira.
A escolha de Cazuza, morto em 1990, teve aprovação por unanimidade pelo conselho, que reúne nomes de peso, como por exemplo. Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Karol Conká, Antônio Carlos Miguel. Assim como, Giovanna Machline e Zé Mauricio Machline, idealizador e diretor do prêmio.
Família de Cazuza celebra homenagem no Prêmio da Música Brasileira
A notícia acabou recebida com emoção por Lucinha Araújo, mãe do artista, que soube da decisão em uma chamada telefônica com os conselheiros. Segundo Zé Mauricio, a homenagem a Cazuza reconhece “a força de uma obra que continua viva e necessária na cultura brasileira”.
Com um repertório que inclui sucessos eternos como “Exagerado”, “Codinome Beija-Flor”, “O Tempo Não Para” e “Brasil”, a homenagem vai contar com show exclusivo. O show contará com participações de artistas de diferentes gerações e também celebrará os principais nomes da música brasileira contemporânea.
Portanto, mais do que um artista, Cazuza representa liberdade, autenticidade e resistência. E principalmente, referência na luta por direitos e expressão artística no país.
Conselheiros destacam importância da homenagem e da valorização da cultura brasileira
Durante a reunião do conselho, os integrantes ressaltaram a importância da escolha. Gilberto Gil afirmou sentir-se honrado por participar do grupo e reforçou seu compromisso com a valorização da música brasileira. Em sua estreia como conselheira, Zélia Duncan destacou a natureza democrática das decisões e celebrou a escolha de Cazuza. “Ele merece ser colocado no colo do Brasil neste momento tão simbólico”. Conforme disse.
Sobre o Prêmio da Música Brasileira
Criado em 1987, o Prêmio da Música Brasileira (PMB) é uma das principais homenagens à diversidade e à excelência da produção musical nacional. Sendo assim, desde sua criação, o prêmio reconhece cantores, compositores, produtores. Inclusive profissionais da indústria musical que contribuem para a preservação e renovação da cultura brasileira.
Além da tradicional premiação anual, o PMB também realiza projetos como “Por Acaso” e “Casa PMB”, que promovem experiências musicais intimistas e conectam artistas e público. Por fim, com essas iniciativas, o Prêmio da Música Brasileira segue ampliando seu papel como plataforma cultural. Sobretudo, fomentando a criatividade, inovação e visibilidade da música brasileira.
