Mostra “Autoficção Enquanto Naufrágio” estreia na Fundação Cultural BADESC
A Fundação Cultural BADESC recebe a partir do dia 29 de maio a exposição “Autoficção Enquanto Naufrágio”, assinada pelos artistas Cosme S., Eco Zazu, Isadora Nicoladeli e Leonardo Sanchez. A abertura acontece às 19h, com entrada gratuita.
A mostra reúne pinturas, desenhos, animações digitais e uma instalação em realidade aumentada, compondo um mergulho sensorial e narrativo no universo dos quatro artistas. “Autoficção Enquanto Naufrágio” foi selecionada pelo Edital 2025 da Fundação e apresenta obras inéditas produzidas nos últimos anos.
De acordo com Eco Zazu, os 31 trabalhos expostos capturam momentos e histórias íntimas que, originalmente, foram criados como forma de cristalizar ou aprisionar vivências.
“Como um livro de histórias contadas pela metade em uma dimensão física, uma digital e uma onírica, a mostra convida o público a fazer parte dessa ficção, refletir sobre sua própria construção de si e suas histórias naufragadas”. Conforme destaca a artista.
Reflexão sobre o “Eu”
Além de apresentar relatos pessoais, a exposição oferece uma experiência imersiva. Afinal, convida o público a refletir sobre a construção do ‘eu’ e os naufrágios da própria memória. “Nos orgulhamos desse projeto coletivo que consegue traçar paralelos entre experiências de vida tão íntimas e pessoais que acabam por se tornar públicas e coletivas. Somos jovens artistas que assinam juntos a curadoria dessa exposição e atuamos como agenciadores e produtores culturais”, compartilham os artistas.
A exposição recebe visitas até 17 de julho no Espaço Fernando Beck. A Fundação Cultural BADESC está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. Abre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Aos sábados, até o dia 27 de julho, o espaço funciona das 10h às 16h.
“Esperamos que o público se veja em nossas obras e vivências ali materializadas, que consigam acessar seu íntimo através do nosso, e que o projeto inspire outros jovens artistas a unirem forças. Somos muito gratos à Fundação por esta oportunidade num espaço tão querido por todos nós que visitamos sempre, e é de suma importância para a expressão cultural em nossa cidade”, completam os artistas.
Sobre os artistas
Cosme S – Paraense de Belém e residente em Santa Catarina, desenvolve uma produção focada no autorretrato como estudo da memória e no corpo como dispositivo auto narrativo, explorando linguagens como pintura, animação e escrita.
Eco Zazu – Natural e residente em Florianópolis, é doutoranda, mestra e graduada em Artes Visuais pela Udesc. Trabalha com arte drag integrada a outras linguagens, fabulando histórias e identidades em constante reconstrução.
Isadora Nicoladeli – Natural de Tubarão e radicada em Florianópolis, é graduanda em Artes Visuais pela Udesc. Sua obra foca na pintura figurativa, em diálogo com fotografia, literatura, filosofia e psicanálise.
Leonardo Sanchez – Artista visual e mestrando em Artes Visuais pela Udesc, explora diferentes mídias, com foco em pintura e desenho. Sua pesquisa gira em torno da autorrepresentação como forma de questionar a colonialidade, abordando temas como gênero, corpo e memória.
Então, agende:
O quê: Abertura da mostra “Autoficção Enquanto Naufrágio”, de Cosme S., Eco Zazu, Isadora Nicoladeli e Leonardo Sanchez
Quando: 29 de maio, quinta-feira, às 19h
Onde: Espaço Fernando Beck – Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)
Visitação: até 17 de julho de 2025
Por fim, a entrada é Gratuita
