Trupe de palhaços leva histórias, alegria e cura para crianças no Hospital Infantil Joana de Gusmão
Os (A)Gentes do Riso voltam ao Hospital Joana de Gusmão nesta quarta com histórias e alegria para crianças e equipe.
Nesta quarta-feira, os (A)Gentes do Riso retornam ao Hospital Infantil Joana de Gusmão com uma missão especial: “A trupe irá levar nesta quarta-feira histórias e alegria para as crianças, acompanhantes e funcionários”.
Reconhecidos em Florianópolis e em todo o Estado de Santa Catarina, os (A)Gentes do Riso são famosos por suas intervenções artísticas e palhaçaria afetiva. Com muita interação e carinho, eles transformam o ambiente hospitalar com histórias, sorrisos e uma dose generosa de bom humor.
O retorno da trupe acontece nesta quarta-feira (16), como parte da Semana Municipal do Livro Infantil, organizada pela Secretaria de Educação de Florianópolis em parceria com o SESC. A ação celebra o Dia Nacional do Livro Infantil e o nascimento de Monteiro Lobato, no dia 18 de abril.
Durante a programação, que segue até 13 de agosto, seis duplas de palhaças e palhaços irão visitar semanalmente o hospital, sempre às quartas-feiras. O objetivo é transformar a energia do espaço com o que eles sabem fazer de melhor: provocar sorrisos e espalhar alegria.
Segundo o coordenador do projeto, Egon Seidler, o palhaço Jubi, “estamos entrando no ano 14 com um grupo de artistas que integra há muitos anos o projeto, pesquisando em continuidade, aperfeiçoando este trabalho”. Ele completa: “Nesse tempo, abrimos a nossa escuta para o que é necessário ao momento, ao encontro, descobrindo a medida certa da bagunça, a temperatura do riso e os muitos modos de fazer graça num ambiente tão específico. Sabemos que nem sempre é possível sorrir, mas aprendemos que, na maioria das vezes, a alegria melhora tudo, além de ser uma potente aliada nos processos de cura”.

Contação de história catarinense autoral no hospital
No primeiro plantão do ano, a palhaça Esmeralda (Débora de Matos) apresentará a história “O GIGANTE”, de autoria da catarinense Greice Miotello, do projeto Contos para Maria. A obra será doada à Biblioteca da Brinquedoteca do hospital, promovendo o acesso à literatura infantil regional.
O que os (A)Gentes do Riso levam ao hospital?
Coordenada pela Traço Cia., a trupe é formada por artistas de várias companhias de Florianópolis, especialistas em palhaçaria e intervenções artísticas em ambientes diversos. No hospital, a dedicação é ainda mais intensa, pois os palhaços afirmam que se alimentam de “energias especiais” antes de cada visita.
Entre essas energias estão a alegria, como destaca a palhaça Malagueta; o amor, segundo Flor, que “ama demais”; a musicalidade, presente em Esmeralda; e até o desejo de “tomar o café da manhã do hospital”, como brinca Pacacoenco. Cada palhaço traz sua essência para criar uma atmosfera de afeto, leveza e conexão verdadeira.
Projeto de arte, saúde e transformação
O ano 14 dos (A)Gentes do Riso é uma realização da Traço Cia., Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio das empresas patrocinadoras Atlântica Cores do Brasil e Arquitech Revestimentos.