John Lydon volta a criticar o Sex Pistols: “Eles mataram o conteúdo”
John Lydon voltou a criticar a reunião dos Sex Pistols e garantiu que nunca mais fará parte da banda.
Foto: Ed Vill from Caracas, Venezuela, CC BY 2.0
No início deste ano, o ex-vocalista dos Pistols criticou a participação de Frank Carter na reunião, chamando-a de “karaokê” para a NME.
Agora, em uma nova entrevista à PA (via The Independent), ao ser questionado se consideraria se reunir com a banda, Lydon foi categórico: “Nunca, não depois do que eu considero seus atos sujos, deixe-os chafurdar em expectativas acordadas de Walt Disney. Eles mataram o conteúdo, ou fizeram o melhor que podiam, e transformaram a coisa toda em lixo, infantilidade, e isso é inaceitável.” Conforme declarou.
O cantor ainda reforçou sua posição: “Desculpe, não vou mais ajudar nisso, no que me diz respeito, eu sou os Pistols, e eles não.”
Lydon travou uma batalha judicial contra Steve Jones e Paul Cook para impedir que suas músicas fossem usadas na série “Pistol”, produzida pela Disney+ e dirigida por Danny Boyle. No entanto, ele perdeu o caso.
Sobre a formação atual dos Sex Pistols, Lydon declarou: “Eles tiveram que trazer Billy Idol ano passado e agora o Sr. Carter, para vir e ouvi-los (suas letras) para eles, isso é um circo de palhaços em ação.”
O ex-vocalista também fez observações semelhantes à NME no início do ano. Quando perguntado sobre os shows da banda, ele ironizou: “Não, mas o Sr. Carter tem que seguir os passos de Billy Idol, não é? Pobre Billy! Eu vi alguns clipes no YouTube e ele está ofegante — ele não consegue cantar minhas músicas! [Risos] ‘No Feelings’ é o grande separador.”
No entanto, Lydon relembrou sua frustração com a banda no início da carreira: “Eu realmente queria [experimentar com os Pistols]. Eu escrevi ‘Religion’, que é uma música famosa do PiL, enquanto estava nos Pistols, mas infelizmente eles não chegaram perto dela. ‘Oh, você não pode dizer isso’, é como, ‘Você não ouviu tudo o que eu disse antes?’, isso é leve.”
Novos shows.
A banda, que não se apresentava com Lydon desde 2008, fez uma turnê de retorno ao Reino Unido no ano passado, com Carter assumindo os vocais. Após dois shows intimistas no Bush Hall, em Londres, onde tocaram “Never Mind The Bollocks” na íntegra, os Sex Pistols anunciaram novas apresentações para 2025, incluindo o Download Festival e a série Teenage Cancer Trust no Royal Albert Hall. Entretanto, o guitarrista Steve Jones confirmou à NME que a banda também fará shows nos EUA.
Quando questionado sobre a ausência de Lydon, Jones disse: “John não está interessado em fazer isso. Você acha que vai ter algo negativo fazendo [sem ele], mas estou surpreso. Não houve nenhuma reação negativa. Havia alguns fãs obstinados no Instagram, mas eles nem tinham nos visto. Eles simplesmente não conseguem ver sem John, o que eu entendo, mas mesmo aqueles que vieram por curiosidade estavam interessados depois de algumas músicas.”
Contudo, perguntado se voltaria a entrar em contato com Lydon, ele respondeu: “Quem sabe? Nunca se sabe…”
O baixista Glen Matlock também comentou as críticas de Lydon à nova formação, respondendo de forma direta: “Bem, ele estava errado, não estava? Porque eles eram bons. John fez sua cama – ele pode deitar nela. Ele está feliz fazendo suas coisas de Public Image. Boa sorte para ele. Não é minha praia e tenho certeza de que minha praia não é a praia dele.”