Paul McCartney: romance com Maggie McGivern quase virou casamento.

 

Paul McCartney manteve um relacionamento com Maggie (quase secreto) por cerca de 2 anos. 

Foto capa: Graham Keen

Paul McCartney namorava Jane Asher desde 1963, e os dois ficaram noivos até 1968, quando Jane descobriu as inúmeras traições do baixista – muitas delas ao longo de quase todo o relacionamento. Um desses casos foi com a atriz e modelo Maggie McGivern.

O romance começou de maneira inusitada em 1966, quando Marianne Faithfull e seu marido, John Dunbar, precisaram contratar uma babá para o filho recém-nascido, Nicholas. Foi então que o nome de Maggie surgiu.

A jovem de 20 anos passou a cuidar do bebê de apenas seis meses e, na biografia Paul McCartney, escrita por Philip Norman, ela conta como conheceu o Beatle.

“Um dia John (Dunbar) estava fora, e Marianne estava recebendo algumas amigas e eu estava preparando uma carne para o almoço. A campainha tocou e uma voz disse: `É Paul McCartney, para falar com John`. John não estava em casa, mas quem pode me culpar?. Assim mesmo eu falei, `pode entrar”. 

E continuou:

“Marianne não veio falar com ele, e enquanto ela estava com as amigas na sala de estar, eu e Paul ficamos na mesa comendo e conversando. Eu me senti completamente à vontade, como se nos conhecêssemos a vida toda. Na época, eu estava envolvida em um relacionamento do qual queria sair e falei com Paul sobre isso. Pelo que percebi, ele estava em uma situação semelhante”.

A partir daí, Paul McCartney passou a visitar com mais frequência a casa de John Dunbar e Marianne Faithfull. “Ele sempre ligava primeiro para saber se não havia ninguém na casa”, lembrou.

Os dois passaram a primeira noite juntos quando Dunbar e Faithfull viajaram para Paris. O caso continuou até Paul se casar com Linda, em 1969. Depois que Maggie deixou o trabalho na casa de Marianne para se dedicar à carreira de modelo, o romance seguiu acontecendo às escondidas.

Estratégia criativa. 

Paul adotou uma estratégia para se encontrar com Maggie: combinava encontros em leilões no bairro de Chelsea, fingindo ser algo casual. Depois, ele ia para o apartamento dela. Os dois chegaram a viajar juntos pela Inglaterra no Aston Martin de Paul. Inclusive, a inspiração para Good Day Sunshine surgiu enquanto ouviam River Deep, Mountain High, de Ike & Tina Turner.

Com o tempo, Paul e Maggie começaram a se ver mais abertamente. Em uma viagem a Paris com Brian Epstein e John Lennon, por exemplo, Maggie se hospedou em um hotel separado. Ela também passou a frequentar a casa de Paul na Cavendish Avenue quando Jane Asher estava fora. 

Com o relacionamento com Jane Asher em crise, Paul mandou um recado para Maggie. “Em setembro de 1968, eu tinha alugado um apartamento sozinho na Fawcett Street, Chelsea. Eu realmente queria morar sozinho. Não estava lá há muito tempo quando, um dia, recebi um telegrama de Paul no meu apartamento. Dizia: ‘Voando para o sol. O carro vai te pegar às 20h. Com amor, Paul’.

E continuou. “Eu fiquei tão empolgada, porque não fazia ideia de para onde estávamos indo. Um carro parou e fomos buscar Paul em St John’s Wood. Quando ele saiu, pegou uma câmera Instamatic de um fã que estava acampado do lado de fora de sua casa e nos disse que a estava pegando emprestada para levar nas férias. Paul tinha alugado um jato particular para que ninguém nos visse. Havia um lounge adequado, sem fileiras de assentos – estávamos bebendo champanhe, rindo e brincando com um primo de Paul e sua namorada americana. Eu ficava perguntando para onde estávamos indo, mas ele se recusava a me dizer.” Lembrou na biografia, “Many Years From Now”, de Barry Miles. 

Férias na Sardenha.

Paul havia reservado férias na Sardenha, com um quarto de hotel com vista para o oceano e visitas frequentes a restaurantes onde eram “tratados como realeza”. Um banquete foi organizado em sua homenagem por uma festa de prestígio, onde todos os convidados estavam de trajes formais, e Maggie entrou usando um simples vestido de camiseta, sendo recebida por uma sala cheia de mulheres em vestidos de baile. “Paul e eu simplesmente caímos na gargalhada. Achamos hilário.”

O casal passou muitas horas felizes relaxando na praia, e foi ali que o relacionamento deles começou a tomar um rumo diferente.

“Estávamos deitados na praia, apenas sendo jovens e apaixonados. Paul se virou para mim, sorrindo, e do nada ele disse: ‘Você já pensou em se casar?’. Eu disse: ‘sim, suponho que um dia…’ e não pensei mais nisso. Olhando para trás, era obviamente a resposta errada. Quando eu disse ‘um dia’, eu quis dizer em seis meses, talvez, mas não, nunca. Paul sempre foi um pouco inseguro e provavelmente me viu como um espírito tão livre que pensou que eu nunca iria me estabelecer… Acho que presumi que acabaríamos juntos, mas na época eu estava apenas aproveitando tudo. Nos anos 60, havia tanta coisa acontecendo que eu não tinha tempo para sentar e pensar sobre o futuro. Suponho que, com as pressões da fama, Paul ansiava por segurança.”

LEIA TAMBÉM: The Beatles: cartas de Stuart contam detalhes da época de Hamburgo.

Enquanto estavam na praia, o casal também foi fotografado por um fotógrafo que vendeu a imagem para um jornal de domingo britânico. A foto foi publicada com uma reportagem que descrevia Maggie como a nova namorada de Paul. Ela confirmou o relacionamento, e de repente, aquilo que era privado não era mais um segredo.

Paul McCartney: romance com Maggie McGivern quase virou casamento.

“No caminho para casa, estávamos cantando Those Were The Days e rindo. Voltei para a casa de Paul com ele – lembro-me distintamente de valsar pelos cômodos com ele.”

O relacionamento continuou, mas logo ficou claro que a conversa na praia levou Paul a buscar a segurança que tanto desejava em outro lugar.

“Um dia, um pouco depois de voltarmos da Sardenha, liguei para Paul – e Linda atendeu o telefone. Eu já tinha visto uma notícia de jornal sobre ele almoçando com ela antes disso, mas não era o tipo de pessoa que faz perguntas ou sente ciúmes. Lembro-me de Paul dizendo a Linda para desligar o telefone e eu perguntei quem ela era e o que estava acontecendo. Ele disse: ‘Eu não conheço a cena, cara. Eu não sei o que está acontecendo’.” Paul simplesmente sumiu da vida de Maggie, e já namorava Linda Eastman. Ela conta que nunca foi de procurá-lo. 

Encontro furtivo.

As vésperas do casamento em 11 de março de 1969, Paul e Linda tiveram uma briga séria, e o casamento quase não aconteceu. O beatle foi para o estúdio e, em seguida, até o apartamento de Maggie McGivern após meses de sumiço. “Não vi carro, nem táxi, acho que ele veio a pé”, lembrou ela. “Estava amassado, barbudo e em péssimo estado. Não conseguia nem andar direito e se apoiava em mim. Eu queria perguntar o que havia acontecido, mas não queria fazer barulho porque meu irmão adolescente, que estava ficando comigo, dormia no mesmo quarto. Depois de uma hora, ele simplesmente foi embora. Olhei pela janela e o vi andando na rua. Por alguma razão, soube que nunca mais o veria.”

Maggie McGivern só soube do casamento de Paul com Linda ao ver as manchetes dos jornais. Chocada, foi até a casa de Marianne Faithfull, que agora estava casada com Mick Jagger. “Marianne não conseguia acreditar quando eu contei. Quando Mick ouviu, ele falou: ‘O quê?’ e disse que havia tido um caso com Linda em Nova York, em 1965.”

VEJA:

Maggie teve um relacionamento com Deny Laine, que tocou com Paul nos Wings, os dois se encontraram no começo dos anos 70. “Foi um encontro muito emocionante e nos demos um grande abraço. Estávamos ali, agarrados um ao outro, quando houve um toque em seu ombro. Nós nos viramos e era Linda. Paul disse a ela quem eu era e ela disse que tinha ouvido falar de mim. Havia, é claro, uma atmosfera hostil e não tivemos a chance de ter uma conversa real.” Conforme lembra.

Maggie se casou com o músico Mel Collins em 1974, com quem teve uma filha, Naiama. Na segunda metade da década de 70 ela e a filha estavam fazendo compras quando Paul passou. “Eu estava me olhando no espelho quando uma voz disse: ‘Isso está ótimo’. Era Paul… ele estava comprando presentes de Natal para Linda. Nós conversamos um pouco e então apenas nos despedimos. Nós nunca discutimos o relacionamento ou algo assim.” A última vez que se viram foi em um estúdio em 1984.

Por fim, Maggie mora em Brighton no litoral da Inglaterra e por muito anos atuou como instrutora de patins.