U2 volta ao estúdio com Larry Mullen Jr. e promete novas músicas

 

Baterista ficou afastado por dois anos para um tratamento de saúde.

U2start, CC BY 2.0

Após um período afastado dos palcos devido a lesões e cirurgia, o baterista Larry Mullen Jr. está de volta ao estúdio com o U2. A novidade foi revelada pelo guitarrista The Edge em entrevista à BBC, durante a celebração dos 20 anos do álbum How To Dismantle An Atomic Bomb.

Segundo The Edge, Mullen está em recuperação, mas já grava novas músicas com a banda. “Ele está indo com calma, mas já voltou à bateria”. Conforme contou. O guitarrista descreveu o momento criativo como uma fase de “fazer música por amor ao processo”, sem pressão para decidir o destino final das canções.

Além disso, The Edge revelou que ele e Bono estão colaborando com Brian Eno em um projeto descrito como “uma espécie de música folclórica irlandesa de ficção científica”. No entanto, ainda não há certeza se esse material integrará o próximo álbum da banda.

A doença de Larry Mullen Jr.

No final de 2022, o progresso do novo disco do U2 foi impactado pela recuperação de Mullen. Na época, o baixista Adam Clayton comentou que a situação do baterista era crucial para o andamento do projeto. Larry Mullen Jr. enfrentou problemas de saúde relacionados a uma tendinite, que provoca dores nos cotovelos, pescoço e joelhos. A condição vem de anos de intensas turnês e apresentações com o U2.

A rotina exigente de shows, onde o baterista permanece quase duas horas sentado tocando, contribuiu para o agravamento do quadro. Recentemente, Mullen Jr. foi submetido a uma cirurgia no pescoço e agora está em processo de recuperação.

Enquanto isso, os fãs também foram presenteados com a faixa inédita Luckiest Man In The World, gravada em 2004, como parte das comemorações pelos 20 anos de How To Dismantle An Atomic Bomb.

Por fim, o futuro do U2 parece promissor, com novas músicas no horizonte. E principalmente, pelo retorno do fundador e  baterista, Larry Mullen Jr.