“Manaus Extrema” estreia no Proteja Talks com alerta climático
“Manaus Extrema” estreia no Proteja Talks e aborda impactos climáticos na Amazônia
O documentário “Manaus Extrema”, produzido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), será exibido pela primeira vez no Proteja Talks, evento que acontece na próxima segunda-feira, 25 de novembro, no Bosque da Ciência, em Manaus. Portanto, a obra documenta os efeitos devastadores da seca histórica do Rio Negro. Sobretudo da fumaça dos incêndios florestais sobre a vida da população local.
Gravado em 2023, o filme explora os desafios enfrentados pela população durante a que foi, até então, a maior estiagem registrada no Rio Negro, superada posteriormente pela seca de 2024. Com imagens marcantes e relatos de moradores, o documentário destaca o impacto das mudanças climáticas na região. André Guimarães, diretor executivo do IPAM, reforça: “Precisamos das florestas íntegras para enfrentar as mudanças climáticas. Áreas protegidas e territórios indígenas são essenciais para nos adaptarmos à nova realidade.”
Entre os depoimentos, o documentário traz a história de Karina da Silva, feirante em Cacau Pirera, que enfrentou prejuízos no comércio de frutas e verduras. Bem como, Nildo Affonso, presidente da Associação de Flutuantes do Tarumã-Açu, que contabilizou perdas de até R$ 10 milhões durante a estiagem. A obra também conta com a participação da professora Raniele Alves, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que aborda a relação entre saúde coletiva e mudanças climáticas.
Sendo assim, cientistas e lideranças indígenas apresentam soluções para mitigar os impactos climáticos. Carla Wisu e Ivan Tukano, coordenadores do Centro de Medicina Indígena de Manaus, destacam a necessidade de tratar a natureza como um ser que também precisa de cuidados. “O recado converge para a importância de olharmos para a natureza com mais respeito e responsabilidade”. Conforme afirma Bibiana Garrido, diretora do documentário.
Sinopse de “Manaus Extrema”
O filme retrata os eventos extremos de seca e incêndios em Manaus. Expondo como indígenas, ribeirinhos, comerciantes e outros habitantes enfrentaram os impactos das mudanças climáticas. Além de registrar imagens históricas da seca do Rio Negro e da fumaça que encobriu a capital. O documentário reúne análises de especialistas sobre as causas e as possíveis soluções para um futuro sustentável.
Sobre o Proteja Talks
O Proteja Talks é uma iniciativa do projeto Proteja, liderado pelo IPAM, que reúne diversos setores da sociedade para debater e propor soluções para questões ambientais. A edição deste ano, com o tema “Proteja o futuro: desafios e soluções para a redução de crimes ambientais”, contará com palestras e discussões envolvendo lideranças indígenas, ambientalistas e representantes de organizações parceiras, como INPA, Imazon e CNS.
Criado em parceria com a USAID e a Wildlife Conservation Society (WCS), o evento faz parte do projeto Conservando Juntos, que busca fortalecer a conservação da biodiversidade na Amazônia. Realizado anteriormente em cidades como Belém e Brasília, o Proteja Talks oferece inscrições gratuitas para o formato presencial e possibilidade de participação online.
Então, agende:
- Exibição de “Manaus Extrema”: 25 de novembro, no Proteja Talks
- Horário: Das 9h30 às 18h
- Local: Bosque da Ciência, Manaus
- Inscrições gratuitas: Disponíveis para modalidade presencial e online.
Por fim, o documentário e o evento são uma oportunidade única para compreender os desafios ambientais da Amazônia. Então, confira o trailer da produção.
