Festival Transforma traz cinema e diversidade LGBTQIAPN+ a Florianópolis
A 6ª edição do Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina chega à UDESC, em Florianópolis, entre os dias 7 e 18 de dezembro, no Centro de Artes, Design e Moda (CEART).
Com programação gratuita, o evento oferece ao público 82 filmes de mostras nacionais e internacionais. Além de painéis, oficinas, seminários e apresentações artísticas, que celebram e promovem a representatividade LGBTQIAPN+ e a diversidade cultural.
Para os finais de semana dos dias 7 e 8, e 14 e 15 de dezembro, a feira Criativa – Feira de Artes LGBTQIAPN+ – será um dos destaques do evento, trazendo trabalhos de artistas locais e produtos de arte voltados ao público LGBTQIAPN+. Além disso, oficinas e workshops de temas como sustentabilidade, cultura popular e inovação social promoverão um espaço para o desenvolvimento de habilidades criativas e debates sobre inclusão e empreendedorismo social.
Representatividade e Inclusão na Cultura
Para Arthur Gomes, diretor geral do festival, eventos como o Transforma são essenciais para dar visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+, proporcionando um espaço de troca e empoderamento. “Festivais como este abrem uma plataforma onde artistas e cineastas LGBTQIAPN+ compartilham suas histórias, promovendo debates essenciais sobre direitos e inclusão e sensibilizando o público para a diversidade de vivências.” Conforme afirma Arthur.
A direção artística do festival, liderada por Thomas Dadam, apresenta uma programação que valoriza a expressão da comunidade LGBTQIAPN+ em todas as suas vertentes, com uma curadoria de filmes e performances que refletem a autenticidade e diversidade das narrativas de gênero e identidade.
Programação e Destaques
Entre as atividades, destacam-se as rodas de conversa e apresentações culturais. Sobretudo, espetáculos de dança e teatro, como forma de incentivar a transformação social através da arte. A abertura do evento, no dia 7 de dezembro, contará com a exibição do longa “Salão de Baile – This is Ballroom” e uma performance artística, além de uma festa de abertura. No decorrer do festival, o público poderá participar de seminários de estudos LGBTQIA+ no cinema brasileiro e oficinas de direção cinematográfica.
Para encerrar a programação, o dia 18 de dezembro reserva a Cerimônia de Premiação e um show de encerramento com Pitombas do Amor.
LEIA TAMBÉM: Dançarina Aldelice Braga (Nêga) é homenageada do Bloco Filhas e Filhes de Eva.
O Festival Transforma e seu Impacto
O Transforma é produzido pela BAPHO Cultural e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH) e é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ em atividade no sul do Brasil. Desde sua primeira edição em 2018, o evento já recebeu inscrições de mais de 400 produções nacionais e 700 internacionais. Portanto, consolidando-se como uma plataforma de debates e inclusão cultural.
A edição de 2023 é financiada pelo Prêmio Catarinense de Cinema. Através de recursos da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio do CEART/UDESC e da Fundação Catarinense de Cultura.
Então, confira a programação de Destaque
- 7 de dezembro (Sábado) – Feira de Artes “Criativa” e festa de abertura com a Casa das Feiticeiras.
- 11 de dezembro (Quarta-feira) – Oficina de Direção Cinematográfica com Juliana Rojas.
- 15 de dezembro (Domingo) – Painel “Decolonizar o gênero e os sexos” e longa-metragem “Entre Vênus e Marte.”
- 18 de dezembro (Encerramento) – Cerimônia de Premiação e show com Pitombas do Amor.
Por fim, para saber mais sobre a programação completa e se inscrever nas atividades, acesse festivaltransforma.com.br.