Projeto cultural estimula escrita criativa em escolas da Grande Florianópolis

A iniciativa busca desfazer a percepção de que escrever é uma tarefa árdua e mecânica, promovendo a criatividade e a expressão artística através de práticas teatrais.

Um projeto de arte-educação está passando por escolas públicas da Grande Florianópolis com a intenção de despertar o prazer pela escrita em crianças e jovens. Com oficinas gratuitas baseadas em jogos e exercícios teatrais, o “Etc. – Escrita Teatral Criativa” pretende aproximar os participantes de uma forma criativa e autoral de escrita, contrastando com a ideia de que escrever é uma tarefa difícil ou mecânica.

Sendo assim, após visitar escolas de Biguaçu e São José, o projeto chega agora a Florianópolis. A partir daí as oficinas ocorrem com estudantes do ensino médio do Instituto Estadual de Educação, no próximo dia 6 de setembro (sexta-feira).

Incentivo a escrita

A idealizadora do projeto, Júlia Fernandes Lacerda, atriz, doutora em Artes Cênicas e professora, é quem conduz as oficinas. Ela explica que o objetivo é combinar jogos práticos corporais, de agilidade, raciocínio, foco, concentração e improvisação com interações textuais, para incentivar os participantes a se envolverem de maneira ativa com a escrita.

“Buscamos desvincular o ato de escrever de um fazer mecânico, possibilitando um contato com o que chamamos de ‘escrita criativa’. O objetivo é ‘destravar’ o medo de errar e de ser rejeitado. Transformando a escrita em uma prática prazerosa, autoral, de expressão, de liberdade e criatividade”. Conforme ressalta Júlia, que começou a aplicar essa ideia em suas aulas de teatro.

Projeto cultural estimula escrita criativa em escolas da Grande Florianópolis
Etc. – Escrita Teatral Criativa. Divulgação.

“Desde que iniciei meu trabalho como professora em escolas públicas e particulares de Florianópolis, em 2007, percebo a potência criativa destas crianças, que veem no teatro a oportunidade de levar suas ideias a público. Nesse contexto, lançar um olhar diferenciado para a infância e a juventude como produtores de cultura e atores sociais foi uma das motivações para a idealização do projeto”, complementa.

Leia também: Tournée AF destaca grandes guitarristas do jazz na edição de setembro

O Etc. tem financiamento de recursos da Lei Paulo Gustavo SC D+ 2023. Através da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. E portanto, em 2024, o projeto se estenderá às cidades de Biguaçu, São José. Além de Florianópolis, Palhoça e Canelinha, na Grande Florianópolis, bem como, Alfredo Wagner, no Alto Vale do Itajaí.

A recepção nas escolas acontece de forma positiva. “A oficina permite que os alunos experimentem a possibilidade de serem criadores na sala de aula, por meio de um improviso que estimula a escrita de modo prático”. Conforme comenta a professora de Arte Maria Izabel Muniz Mendes, da Escola Básica Municipal Maria da Glória Virissimo de Faria, em Biguaçu.

Por fim, para mais informações sobre o projeto acesse as redes sociais @oficinaetc.