“Under Pressure”: a parceira tensa entre o Queen e David Bowie.

Em 1981, a banda Queen e David Bowie gravaram “Under Pressure”, uma parceria musical que se tornou um dos sucesso de ambos artistas britânicos.

Durante o processo de gravação e composição, principalmente John Deacon, baixista do Queen, David Bowie e Freddie Mercury enfrentaram diversos desafios e desentendimentos que influenciaram na parceria da canção, “Under Pressure”, lançada como single em 1981.

Brian May comentou a revista Mojo sobre o fato, “Foi difícil, porque você tinha quatro meninos muito precoces e David, que era precoce o suficiente para todos nós. David assumiu a letra da música. Olhando para trás, é uma ótima música. Freddie e David tiveram uma batalha feroz sobre isso”. 

"Under Pressure": a parceira tensa entre o Queen e David Bowie.
Freddie Mercury e David Bowie em 1985 no Live Aid. Getty Images

As sessões de gravação foram extremamente tensas, a letra ficou a cargo de David Bowie e Brian May, mas acabou creditada a todos. John Deacon, compôs o lendário riff de baixo, mas quase o perdeu, porque ele saiu para comer algo quando voltou não lembrava mais, a sorte que Brian May gravou os acordes. 

Além do mais, acreditem ou não, o próprio David Bowie não gostou do riff de baixo. Como lembra Brian, “Lembro que o David Bowie falou para o John ‘Não, não faz desse jeito’, e o John respondeu: ‘Como é? Eu sou o baixista, certo? Então é assim que eu faço'”.

LEIA TAMBÉM: David Bowie lançou uma canção no dia de lançamento da Apollo 11

Quem é o cantor?

Outro atrito, quem seria a voz principal? Obviamente Freddie Mercury tomava a decisão para si. Reinhold Mack, quem produziu o álbum Hot Space , contou uma história sobre a gravação vocal de “Under Pressure”, onde um dos dois cantores gravaram seus vocais improvisados ​​enquanto o outro ficava do lado de fora para que não pudessem ouvir o que o outro estava fazendo.

“Freddie está fazendo todas as suas partes e vejo com o canto do olho David enfiando a cabeça e ouvindo. Então Fred desceu e David subiu, e Fred ficou bastante impressionado como David estava contrapondo ao que ele (Freddie) tinha feito antes. Fred disse ‘o que você acha disso?’ e eu disse ‘Bem, é meio fácil se você ficar na porta e ouvir!’

As vozes acabaram sobrepostas, com espaço solo para cada em algumas frases. “Under Pressure” foi lançada no Reino Unido em 26 de outubro de 1981, chegando a ser o segundo hit do Queen, o primeiro era “Bohemian Rhapsody” 

Por fim, no ano de 1992, no evento, Concert For Live, em homenagem a Freddie Mercury, realizado no estádio de Wembley em Londres, David Bowie e Annie Lennox cantaram juntos “Under Pressure”, com a participação dos remanescentes do Queen, Brian May, John Deacon e Roger Taylor.