Queen: conheça a origem da canção “Radio Ga Ga”.

“Radio Ga ga”, uma canção que ao mesmo tempo é uma critíca e homenagem ao rádio. 

No dia 27 de fevereiro de 1984, o Queen lançava o álbum, “The Works”, que tinha como single, “Radio Ga Ga” e “I Go Crazy”. 

“Radio Ga Ga”, foi escrita por Roger Taylor, como uma forma de criticar as empresas de estação de rádio que tocavam as mesmas músicas todos os dias repetidamente. Contudo, ao mesmo tempo a letra faz uma homenagem ao veículo rádio e a sua importância, como dizem os primeiros versos:

I’d sit alone and watch your light (Eu sentaria sozinho e observaria sua luz)

My only friend through teenage nights (Meu único amigo nas noites de adolescência)

And everything I had to know (E tudo que eu tinha que saber)

I heard it on my radio (Eu ouvi isso no meu rádio)

You gave them all those old time stars (Você deu a eles todas aquelas estrelas dos velhos tempos)

Through wars of worlds invaded by Mars (Através de guerras de mundos invadidos por Marte)

Essa última frase faz referência a Orson Welles, quando ele transmitiu via rádio a peça “Guerra dos Mundos”, como se fossem marcianos invadindo a Terra. 

Além disso, uma outra inspiração veio quando Taylor percebeu os jovens e crianças trocando o rádio pela nascente MTV. E assim, a banda produziu um videoclipe baseado no filme alemão Metrópolis, de 1926, do diretor Fritz Lang. O Queen pagou os direitos autorais para ter as imagens no videoclipe. 

Palmas no ritmo.

Uma curiosidade, os figurantes acertaram na primeira tentativa a sequência de palmas do refrão da música. Já os integrantes do Queen demoraram para pegar o ritmo. O diretor do videoclipe David Mallet queria afastar a ideia de solos de guitarra e bateria na produção. 

Queen: conheça a origem da canção "Radio Ga Ga".
Queen nos bastidores do videoclipe.

“Então construímos aquele carro engraçado e eles voando pelo ar, e usamos as tomadas amplas de Metropolis … Tudo o que eu estava tentando fazer era encontrar uma maneira de encaixar Metropolis em um cenário diferente, e pensei, e se fizermos isso? o vídeo inteiro era um período – tempo de guerra, por exemplo, ou tempo de semi-guerra, e isso uniria tudo. E foi o que aconteceu.” Conta David. 

Alguns críticos chegaram a insinuar que a cena das palmas era em referência ao nazismo, contudo, Roger Taylor explicou o objetivo, “Essa seção pretendia retratar o controle mental dos trabalhadores no filme Metropolis”.

Curiosidades.

Originalmente o título da música era “Radio Ca Ca”, quando o filho de Roger Taylor tentava dizer que a emissora era ruim, mas acabou mudando para Ga Ga. A banda usou vários equipamentos eletrônicos durante a gravação, além de sintetizadores, uma bateria Linn Drum, um Roland Jupiter 8, um Fairlight CMI e um Oberheim OB-Xa, assim com um vocoder roland para criar vocais robóticos. 

Duas curiosidades sobre “Rádio Ga Ga”. A primeira, a banda Señor Smoke gravou um vídeo da canção em 2005, e o vocalista, Dick Valentine aparece como uma espécie de fantasma de Freddie Mercury próximo ao túmulo do cantor, o que causou irritação entre os fãs do Queen. 

E a segunda, é que sim, Lady Gaga se inspirou na música para criar seu nome artístico. 

Por fim, “Rádio Ga Ga”, alcançou os primeiros lugares em 19 países. Sendo assim, veja o videoclipe: