Exposição ‘Além-mar’ promove Intercâmbio Artístico entre Brasil e Portugal em Florianópolis

Compartilhe

Pela primeira vez, a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, será palco de uma exposição única que reúne 14 artistas brasileiros e seis portugueses. Intitulada “Além-mar: quando a linha do horizonte não basta”, a mostra é resultado de uma colaboração internacional entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Brasil, e as renomadas instituições de ensino superior, a Escola de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Lisboa (ECATI) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), em Portugal.

"Exposição 'Além-mar' promove Intercâmbio Artístico entre Brasil e Portugal em Florianópolis"
Trabalho da artista Isabel Sabino de Portugal integra a nova exposição na Fundação Cutural BADESC

A abertura da exposição está marcada para quinta-feira, dia 18 de janeiro de 2024, às 19h, na Fundação Cultural BADESC, com entrada gratuita. O coquetel de inauguração promete ser um momento enriquecedor de intercâmbio cultural.

A mostra, que conta com a participação de artistas que estiveram envolvidos em um estudo internacional realizado em 2023, tem como objetivo principal apresentar as produções artísticas desses artistas pesquisadores/investigadores para a comunidade. A iniciativa destaca-se no contexto acadêmico, especialmente no campo do ensino da pintura e suas reflexões.

Profissionais de renome.

A curadoria da exposição é liderada pela artista e professora Jociele Lampert, juntamente com a artista, professora e fotógrafa Dani Remião e o artista e professor ph cavallari. Juntos, selecionaram cuidadosamente 20 artistas participantes, sendo 14 brasileiros e seis portugueses, incluindo nomes como Clemilson Bernardes, Dani Remião, Eduardo António, Diana Costa e Isabel Sabino, entre outros.

 “O nosso objetivo é mostrar o trabalho de artistas pesquisadores/investigadores para a comunidade. São produções relevantes para o contexto da aproximação entre Brasil e Portugal, no que confere ao contexto acadêmico, sobretudo no campo do ensino da pintura e suas reflexões”. Conforme destaca Jociele que faz a curadoria ao lado da artista, professora e fotógrafa Dani Remião e do artista e professor ph cavallari.

Com mais de 50 obras, a exposição conta com pinturas, mas também inclui fotografias, livros de artista, vídeo e um jogo instalativo de palavras. As palavras, estrategicamente dispostas nas salas expositivas, como “vertigem”, “percurso” e “alegoria”, proporcionam uma experiência sensorial e conceitual única para os visitantes.

Segundo os curadores explicam essas palavras buscam criar aproximações poéticas, temáticas e conceituais entre as obras. Destacando horizontes possíveis para as percepções e compreensões do conjunto. “A linguagem é algo que aproxima ou afasta, que indica vertigens possíveis para deslocamentos e processos, além de engendrar o eixo principal do além-mar, de aventurar-se a ter coragem em ir em direção a algo que está além do horizonte, para o desconhecido”, 

Como prestigar.

A exposição “Além-mar: quando a linha do horizonte não basta” estará aberta ao público gratuitamente até 29 de fevereiro de 2024, de segunda a sexta, das 13h às 19h. A Fundação Cultural BADESC está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis/SC.

Os curadores, Jociele Lampert, Dani Remião e ph cavallari, são profissionais renomados em suas áreas, trazendo experiência internacional e uma perspectiva enriquecedora para a exposição.

Então, agende:

Abertura da exposição coletiva ‘Além-mar: quando a linha do horizonte não basta’

  • Data: 18 de janeiro de 2024 – quinta-feira
  • Horário: 19h
  • Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)
  • Visitação: Até 29 de fevereiro de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h
  • Por fim, a entrada é gratuita