Charlie Brown Jr: saiba como surgiu a canção “Zóio de Lula”.

Compartilhe

Charlie Brown Jr. lançou “Zóio de Lula” em 1999. A música se tornou um dos principais hits da banda santista.

No ano de 1999 em 1º de abril, a banda de Santos, Charlie Brown Jr. lançava o álbum, “Preço curto…prazo longo”. Chorão, Champignon, Thiago, Pelado e Marcão já despontavam nas paradas de sucesso da época com hits como, “Proibida pra mim”, “Tudo que ela gosta de escutar”, “O coro vai comê”, vendendo mais de 500 mil cópias.

Contudo, o novo álbum de 1999 trazia a faixa, “Zóio De Lula”. A música se tornou um hit imediato, ficando em 1º lugar naquele ano nas paradas de rádio e na Billboard Brasil. 

A canção fala sobre as aventuras da vida da praia, vida de periferia, e admiração pelas mulheres. Além do estilo de Chorão retrucando sobre as pessoas que não entendem seu modo de vida, Pessoas ao redor nunca me entendem”.

E ao mesmo tempo, tirando por menos sobre outros tempos, “Já se foi aquele tempo da ladeira, irmão”. Sendo assim, o refrão, se transformou em hit do rock nacional na época.

Música tinha outra abordagem

No entanto, “Zóio de Lula” era para ter outra abordagem, conforme revelou o próprio Chorão em uma entrevista:

“Músicas como “Zóio de Lula” saíram em 1 hora assim. Eu já tava com a música pronta. Eu cheguei os caras estavam tocando o maior “regão” na sala, eu falei, `Uau mano, eu preciso entrar nessa onda`. A primeira coisa que veio foi, “Deixe viver, deixe ficar, deixe estar como estar”. Aí todo mundo se olhando, já gera aquele silêncio, aquele ponto de interrogação no ar”. 

Chorão lembra que ficou com a música na cabeça e terminou a composição em casa.

 “Eu levei a música para minha casa, mas eu já tinha isso aí, deixe viver, deixe ficar. E eu peguei e comecei a escrever e estava do lado de uma bandeja cheia de pratos, e eu estava escrevendo em uma onda diferente do que era letra, mais tensa, era uma parada de praia fechada, e os pratos caíram sozinhos. Era um sinal né, vamos mudar de assunto, peguei o papel e rasguei, e comecei, “Tirou a roupa, entrou no mar. Pensei: meu Deus, que bom que fosse…” Saiu assim rápido, como estalo”. Conforme contou.

A música “Zóio de Lula” , do Charlie Brown Jr, fez parte da trilha sonora na novela adolescente, “Malhação”. Uma curiosidade é semelhança da canção com a segunda parte da faixa Urban Species, da banda The Ropes.

Outras histórias sobre o Charlie Brown Jr. estão no livro, Se não eu, quem vai fazer você feliz?Minha história de amor com Chorão”, da autora Graziela Gonçalvez.