Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado após 50 Anos!

Compartilhe

Primeiro Hofner de Paul McCartney comprado em 1961, foi roubado no começo dos anos 70.

Paul McCartney assumiu o baixo nos Beatles após a saída de Stuart Sutcliff por volta de 1961. Sendo assim, Macca comprou seu primeiro baixo Hofner em formato de violino em Hamburgo, na Alemanha. Contudo, ele pediu para o lojista ajustar para o modo canhoto. 

O instrumento tinha dois captadores próximos ao cabo e foi o baixo que Paul usou durante toda a temporada no Cavern Club, e a gravação do álbum “Please Please me” em 1962. Com este baixo ele gravou, “From Me To You”, “I´ll Get You” e “I Saw Her Standing There”.

Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado após 50 Anos!
Paul com o baixo em 1962. @apple co

Já com a fama, McCartney ganhou outros baixos da Hofner com maiores recursos e mais profissionais, e o seu primeiro baixo ele usava eventualmente, sendo um instrumento de estimação, tanto que mandou colocar um suporte preto entre os captadores. Paul toca o baixo de 1961, por volta de 1964 já adaptado.

Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado após 50 Anos!
Paul com o baixo em 1964.

McCartney usou também o instrumento durante as gravações de “Revolution” em 1968 e do projeto Get Back em 1969. 

Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado após 50 Anos!

Hofner roubado

Não se sabe ao certo quando, mas o que se sabe é que o Hofner de 1961 acabou sendo roubado. Uns dizem que o roubo aconteceu por volta de 1970 ou nos estúdios de Abbey Road, ou no escritório em Saville Row.

Como Allen Klein havia assumido como empresário da banda, muita gente acabou sendo mandada embora, e tudo virou uma zona, muitos funcionários levaram produtos relacionados aos Beatles. Então pode ser que alguém tenha sumido com o Hofner. 

No entanto, outra teoria diz que por volta de 1972, já fora dos Beatles, Paul e os Wings gravavam o álbum, “Red Rose Speedway”, e todos os instrumentos, inclusive o Hofner 61, eram guardados em um caminhão baú do Engenheiro de som. 

Sendo assim, certo dia, o engenheiro levou o caminhão para sua casa em Notting Hill, no subúrbio de Londres e o automóvel acabou arrombado e consequentemente o baixo de 61 e outros instrumentos foram roubados. 

The Beatles: o dia em que George Harrison foi apresentado a John Lennon

Fim do mistério.

Durante anos Paul procurou encontrar quem havia roubado este instrumento. No entanto, o mistério teve um fim nas últimas semanas. Tendo em vista que a própria fábrica da Hofner entrou na guerra para tentar localizá-lo, e parece ter surtido efeito. 

Afinal, começou a circular uma foto de um homem de terno segurando o baixo de Paul McCartney roubado 50 anos antes. O jovem disse ao The Sun: “Para meus amigos e familiares, herdei este item que foi devolvido a Paul McCartney. Compartilhe a notícia.”

Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado após 50 Anos!
O jovem que encontrou o baixo. The Sun

Segundo o jovem, o item foi parar em suas mãos como resultado de uma herança. Uma fonte ligada a McCartney revelou que o músico já tomou conhecimento sobre o fato:

“Sir Paul está absolutamente emocionado. É uma reviravolta inacreditável e ele está nas nuvens por se reunir com isso. Sempre esteve no seu coração e era conhecido como o seu instrumento favorito – por isso é óptimo que tenha regressado ao lugar onde antes pertencia. Isso mostra que existem algumas pessoas excelentes no mundo, pois alguém poderia ter tentado vendê-lo ou lucrar com isso.”

Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado após 50 Anos!
O baixo Hofner de 1961.

O instrumento acabou encontrado pelo jovem em um sótão de um loft em Sussex, perto de onde Paul mora. “Felizmente, depois que foi encontrado, a família viu alguma publicidade sobre o projeto Lost Bass de Hofner e investigou o assunto. Aparentemente um parente o herdou e não tinha ideia de onde vinha ou de sua história. É incrível pensar que é tão central para a Beatlemania e faz parte da história – e estava apenas no loft”. Disse a família que não quer ter o nome divulgado, ao The Sun. 

Segundo o próprio The Sun, especialistas já inspecionaram o instrumento e é autêntico. McCartney confirmou a informação no seu site.