Tina Turner morre aos 83 anos.

Compartilhe

Cantora morreu nesta quarta-feira, 24 em Zurique

Nesta quarta-feira, 24, morreu Tina Turner, após enfrentar uma prolongada doença. A lendária artista do rock e soul norte-americano tinha 83 anos e estava em sua residência em Küsnacht, próxima a Zurique, na Suíça. A notícia foi divulgada por sua assessoria

“Com sua partida, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo a ser seguido”, conforme declarou Bernard Doherty, porta-voz de Tina Turner, em comunicado divulgado pelo site.

Nascida como Anna Mae Bullock, no estado do Tennessee, a artista cresceu em uma família de poucos recursos. Ainda na adolescência, foi abandonada pelos pais e teve que se apresentar em bares e casas noturnas para sobreviver.

Ela teve um casamento tumultuado com o músico Ike Turner, a quem conheceu por meio da banda The Kings of Rhythm. Após o casamento, adotou o nome artístico Tina Turner e se tornou um dos maiores ícones do soul na década de 70. Após sofrer inúmeras agressões por parte do ex-marido, decidiu se separar, abrindo mão de tudo para preservar seu nome artístico.

Recomeçando do zero, porém com um nome de peso, ela trilhou uma carreira solo de sucesso, emplacando hits como “What’s Love Got to Do with It”, “The Best” e “Proud Mary”, e foi coroada como a rainha do soul.

Tina Turner atuou no cinema, como por exemplo no filme Mad Max, e ainda fez parcerias musicais ao longo da vida, com David Bowie, Cher, Bryan Adams, Mick Jagger e Beyonce.

Em 1988, Tina Turner veio ao Brasil, cantando para o maior público solo da sua carreira, 188 mil pessoas lotaram o estádio do maracanã no Rio de Janeiro

Durante os anos 80, lançou sua autobiografia intitulada “Eu, Tina – A História da Minha Vida”, que posteriormente foi adaptada para o cinema, com a atuação de Angela Bassett.