Santa Catarina registra problemas mesmo 40 horas após ciclone.

Compartilhe

Mesmo quase 48 horas após o ciclone extratropical ter atingido Santa Catarina, muitos ainda estão sem energia elétrica em diversas cidades do Estado, inclusive Florianópolis. 

Em Tijucas, na manhã desta quinta-feira, (02), aproximadamente 33 mil consumidores estão sem fornecimento de energia elétrica. Além do mais, o problema causa reflexo também na comunicação de operadoras de celular e internet. Canelinha, Nova Trento, Major Gercino e São João Batista enfrentam o mesmo problema.

O município de Palhoça decretou situação de emergência, por razão dos estragos causados pela passagem do ciclone. Dezesseis escolas foram destelhadas, além de mais de 65 casas, bem como o tombamento de árvores e estruturas metálicas que afetaram o trânsito da região. A região, semelhante outros lugares, também está com problemas no fornecimento de energia e comunicação.

Biguaçu, também fortemente atingida, tem um cenário de caos, com placas e árvores caídas, telhados arrancados, e também o problema de falta de energia e comunicação, como Governador Celso Ramos e São José.

O Estado registou 9 mortos causados pela passagem do ciclone extratropical.

Florianópolis.

Na capital, Florianópolis, existem ainda 20 mil consumidores que seguem sem energia, principalmente em bairros como, Rio vermelho, Ingleses, Ratones e Lagoa da Conceição. Este problema já pode ser sentido nos terminais de ônibus, em postos de gasolina e supermercados, bem como na telefonia. Os estabelecimentos que possuem geradores estão com fila de clientes, logo agora em um momento que o distanciamento por conta do coronavírus é essencial.

No entanto, a CELESC, tem informado por nota que está com efetivo completo nas ruas para solucionar o problema de fornecimento de energia o mais breve possível. A operadora informou que o ciclone que atingiu Santa Catarina, na última terça-feira, causou um dos maiores danos a rede elétrica já registrados.

O INMET alerta que os três Estados do sul do Brasil devem ser atingidos por ventos costeiros nesta quinta-feira, (02). O Aviso são para, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Litoral Gaúcho, Litoral Norte Catarinense.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat