Roger Waters: as melhores linhas de baixo do músico no Pink Floyd. 

Compartilhe

Listamos as melhores linhas de baixo de Roger Waters enquanto esteve à frente do Pink Floyd. 

Roger Waters é um dos grandes baixistas do rock mundial, o músico fundador do Pink Floyd, não se limitava a fazer apenas as linhas de marcação ou base. Waters criou verdadeiras expressões em muitas músicas, que sem o baixo perderiam completamente o sentido.

Então, confira na minha opinião as melhores linhas de baixo de Roger Waters no Pink Floyd:

Money 

Música do disco “The Dark Side Of The Moon”, o baixo de Roger Waters faz a marcação junto com a caixa registradora, que ao parar continua na linha. 

Another Brick The Wall

Uma das mais famosas linhas de baixo da história do rock é de “Another Brick The Wall”, presente no álbum The Wall, lançado em 1979. A melodia do baixo de Roger Waters ainda entra na parte dois de “Another Brick” e em um trecho da canção de transição na faixa “The Happiest Days Of ur Lives” do mesmo disco. 

Let There Be More Light 

Música da fase psicodélica do Pink Floyd, lançada no álbum, “A Saucerful of Secrets”, de 1968, tem um dos melhores riffs de baixo da história do rock. Sendo assim, confira você mesmo na apresentação da banda ao vivo em 1º de novembro de 1968 em Paris

Inclusive, o Riff de baixo de Roger Waters foi sampleado pelo Chemical Brothers na música, “Block Rockin´ Beats” lançada em 1997. 

Pink Floyd: “A Momentary Lapse Of Reason”, uma cama para sonhadores, loucos e doentes.

Set The Controls For The Heart Of The Sun

A faixa também do álbum, “A Saucerful of Secrets”, de 1968, traz uma sonoridade, melodia e marcação do baixo a partir da metade da música quase como um mantra, ou sobretudo um looping psicodélico. 

Sheep 

A canção “Sheep” presente no álbum “Animals” de 1977, traz um baixo na linha rock em sua primeira fase, e depois na segunda parte, Roger Waters faz as marcações abusando dos médios do seu baixo Fender, finalizando com a volta do rock.

Pink Floyd: os enigmas do álbum “The Division Bell” de 1994.

Shine on Diamond Crazy Diamond part 6-9

A viagem de “Shine On Diamons Crazy Diamond part 6-9” ao final do vento uivante traz o baixo pulsante de Roger Waters na introdução. Contudo, ao longo da canção as mudanças chegam até o meio da canção e o baixo vai fazer um duo no swing da guitarra de Gilmour, junto com os sintetizadores de Richard Wright.

One Of These Days

Roger waters abusou dos médios e efeitos de pedais com o baixo em semínimas em “One Of These Days”, uma música instrumental, fabulosa, semelhante a um carro em alta velocidade pelas estradas, pelo modo como Gilmour toca guitarra. O baixo vai pegar uma linha parecida com de “Sheeps”. Brian Eno usou uma linha de baixo parecida em “Third Uncle”.

Comfortably Numb

Waters queria algo mais inovador e Gilmour orquestras em “Comfortably Numb”. Mas chegaram a um consenso, no entanto esta seria uma das últimas contribuições entre os dois. O baixista compôs a canção após um dose de calmantes anos antes, dessa maneira personificaram isto na canção com o personagem “Pink”.

Por fim, Roger Waters desembarca no Brasil para vários shows, 24/10 – Brasília, 28/10 – Rio de Janeiro, 01/11. Além de Porto Alegre, 04/11 – Curitiba, 08/11 – Belo Horizonte, 11/11 – São Paulo. E então qual é sua linha de baixo preferida de Roger Waters? Deixe nos comentários