Plymouth: um lugar imortalizado pelos Beatles em 1967.

Compartilhe

Os lugares por onde Os Beatles passaram se tornaram ponto turísticos importantes na Inglaterra, um deles é Plymouth, confira a história. 

Por Sandro Abecassis

Em 1967, a Beatlemania já havia passado, Os Beatles entraram em uma fase psicodélica começada ainda no álbum “Revolver”, influenciados por experimentações de ácido lisérgico, leituras e musicas, além do fato de acompanharem as tendências do seu tempo, como o movimento flower power. 

Aquele ano representou um divisor de águas para a banda. Afinal o lançamento do álbum conceitual, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, em junho deixaria o status de fama mundial ainda mais evidente. No entanto, com a morte do empresário Brian Epstein em 27 de agosto de 1967, a banda iria se perder nos rumos, mas ao mesmo tempo um novo projeto já estava em andamento, o álbum e filme, “Magical Mystery Tour”. 

A ideia era de Paul McCartney, trazendo uma visão surreal da banda viajando pelo Reino Unido dentro de um ônibus e vivendo situações inusitadas e nonsenses. 

Uma parada em Plymouth.

Durante as gravações do filme, em 12 de setembro de 1967, a banda passou por diversas locações, mas uma delas ficou marcada por um fato inusitado: o busão dos Beatles deu prego próximo em Newbridge, perto de Pounds Gate, em Dartmoor. Sendo assim, John, Paul, George e Ringo e toda sua trupe tiveram que passar um dia no Grand Hotel em Plymouth, cidade portuária às margens do canal da mancha.

Os Beatles em Plymouth. Foto David Redfern

Obviamente, que a pequena cidade ficou alvoroçada com a presença dos Beatles. E acima de tudo, eles não decepcionaram os fãs, passearam pela cidade, fizeram fotos, e aproveitaram aquele dia de primavera. Uma fã chamada Sheila Murfin lembrou de uma curiosidade: “George está usando a jaqueta jeans do meu irmão. Ele perguntou se poderia pegá-lo emprestado para esta foto e nunca mais o devolveu. Meu irmão não se importou”. Conforme contou. 

Os Beatles em Plymouth. Foto David Redfern

Na ocasião, o fotógrafo David Redfern registrou a passagem da banda pelo local, com fotos incríveis, inclusive o momento único em que os quatro sentam na grama para observar o mar, com o farol ao fundo e as pessoas em volta observando. 

Esta famosa foto, transformou a cidade de Plymouth em um roteiro obrigatório para quem é fã dos Beatles. E pensando nisso, quase 50 anos depois, em 2015, os metalúrgicos da família Thrussell criaram moldes em metal no local onde os Beatles sentaram.

 

Plymouth: um lugar imortalizado pelos Beatles em 1967.
Foto: Abi Skipp
Plymouth: um lugar imortalizado pelos Beatles em 1967.
Foto: Abi Skipp

Além disso, a prefeitura criou uma placa em homenagem ao quarteto, com algumas orientações. Então, confira

“Esta obra de arte marca o local onde John, Paul, George e Ringo posaram para uma foto que se tornou uma das imagens mais famosas de uma das bandas mais influentes do mundo.Tirada na terça-feira, 12 de setembro de 1967, pelo fotógrafo musical David Redfern, mostra The Fab Four “com uma Smeaton Tower toda branca ao fundo. Eles estavam na cidade para posar para fotógrafos enquanto faziam o filme ‘The Magical Mystery Tour’.Os fãs podem recriar esta imagem sentando-se nos moldes de fundo de cobre feitos por Thrussell e Thrussell. Os artistas foram auxiliados pela banda tributo The Fab Beatles, cujos fundos foram usados ​​para criar os moldes.Recrie a imagem e compartilhe no Twitter usando a hashtag #beatlebums”

Plymouth: um lugar imortalizado pelos Beatles em 1967.

Beatle Bums, significa algo como “O acento dos Beatles”. O local é tão visitado que a grama na região praticamente não existe. Vários fãs já registraram o momento, além disso, existe todo um comércio de bares e souvenires no entorno.  Veja alguns registros abaixo:

Por fim, segue a localização exata do Google Maps de Plymouth