Milton Nascimento faz show de despedida para 60 mil pessoas.

Compartilhe

Com show dedicado a Gal Costa Milton Nascimento se despede dos palcos.

Por Sandro Abecassis.

Milton Nascimento se despediu dos palcos na noite deste domingo, 13, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), com a turnê, “A última sessão de música”. O show foi cheio de fortes emoções, a começar pela plateia, cerca de 60 mil pessoas. 

Logo na abertura do espetáculo, Milton cantou a música, “Ponta de areia”, uma homenagem a Gal Costa, falecida no último dia 09 de novembro. Uma foto de Gal abraçada ao cantor estampava o telão, “Esse show é dedicado a minha querida Gal Costa”, disse Milton.

Outro momento histórico, a presença dos convidados, Lô Borges, Wagner Tiso, Beto Guedes e Toninho Horta, que comemoram junto à Milton os 50 anos do disco, “Clube da esquina”, para delírio dos público presente, que pode ouvir canções, como por exemplo, “Para Lennon e McCartney” e “Um girassol da cor do seu cabelo”.

Milton, com Lô Borges, Wagner Tiso, Beto Guedes e Toninho Horta.

Quem também subiu ao palco, foi Samuel Rosa, da banda mineira, Skank, que junto com Milton cantou a música, “Trem azul”. 

Samuel Rosa no último show de Milton Nascimento — Foto: Globoplay
Samuel Rosa e Milton Nascimento.

Sucessos.

O cantor apresentou seus maiores sucessos, a exemplo de “Coração de Estudante”, “Nos Bailes da Vida”, “Canção da América”, “Caçador de Mim”, “Maria Maria” e “A Última Sessão de Música”. Sempre sentado e muito emocionado, com a tradicional boina e de óculos escuros, Milton usou um figurino criado pelo estilista Ronaldo Fraga, inspirado em Guimarães Rosa e Cândido Portinari.

Milton Nascimento canta para 60 mil pessoas, neste domingo (13), em BH — Foto: Reprodução/TV Globo
Show de despedida de Milton Nascimento. Reprodução.

“Bituca” decidiu encerrar a participação em turnês, em mais de 50 anos de carreira, no entanto, isto não significa parar com a música, “O Milton Nascimento de agora está um pouquinho cansado. Então, vou fazer essa turnê de despedida, mas não vou parar com a música. A música sempre vai fazer parte de mim”, conforme disse o cantor

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, transmitiu parte do show ao vivo, e a apresentação completa ficará disponível no Globoplay, inclusive para não assinantes. 

Carreira.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e violão
Milton Nascimento no começo dos anos 60. Reprodução facebook.

Milton Nascimento nasceu em 26 de outubro de 1942, no Rio de Janeiro, mas foi criado em Minas Gerais. Começou na música cantando na adolescência, criando junto com seu amigo de infância, Wagner Tiso, o grupo W ‘S Boys. No entanto, o destaque na carreira se dá a partir da participação em festivais da canção em meados dos 60, onde em 1967, se consagrou em 2º lugar como melhor intérprete pela música, “Travessia”, em parceria com Fernando Brandt. 

“Bituca” – apelido criado ainda na infância pelo fato de fazer “bico” com os lábios quando era contrariado – foi um dos compositores preferidos de Elis Regina. A “pimentinha”, interpretou canções como, “Canção do sal”, “Caxangá”, “Fé cega, faca amolada”, e também “Travessia”. 

Clube Da Esquina - Album by Milton Nascimento | Spotify

O Clube da esquina.

O Clube da esquina, foi um grupo de compositores criado por Milton e os irmãos, Marilton, Márcio, Lô Borges, e ainda Toninho Horta, Wagner Tiso e Beto Guedes, onde reunia uma sonoridade com influências da MPB, jazz e rock. 

Contudo, o Clube da esquina não foi uma banda, mas sim, amigos que se reuniam para compor, falar sobre poesia, principalmente nas esquinas das ruas Divinópolis e Paraisópolis no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. Sendo assim, daí, surgiram  antológicas composições, como, “Cais”, “O Trem azul”, “Para Lennon e McCartney”, e mais de uma dezenas, presentes no disco, ”Clube da esquina”, que completou 50 anos neste ano.

Por fim, Milton Nascimento, lançou 42 álbuns, e ganhou 5 Grammys, sendo inclusive um dos artistas de maior relevância internacional. 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat